Dissertação

Contribuição das paredes de alvenaria para a robustez de pórticos de betão armado quando sujeitos a uma ação extrema imprevista EVALUATED

Nos últimos 50 anos, com a ocorrência do colapso parcial do Ronan Point Building (1968) e mais tarde com o colapso total do World Trade Center (2001), ambos considerados desproporcionados face ao dano que os originou, verificou-se um aumento do interesse em conceber estruturas robustas. Estudos anteriores apontam para a influência das paredes de alvenaria não estruturais no comportamento de estruturas porticadas, revelando que, na ocorrência de um evento extremo, estes elementos podem contribuir para a manutenção da integridade do sistema estrutural e reduzir a probabilidade de ocorrência de um colapso progressivo, criando caminhos de carga alternativos. Nesta dissertação são apresentados os resultados de ensaios experimentais realizados com um pórtico de betão armado à escala real por forma a avaliar o impacto que a introdução de uma parede de alvenaria térmica (e estrutural) com armadura de junta tem no seu comportamento. São também analisados os resultados obtidos com ensaios realizados considerando duas outras tipologias de alvenaria: uma em tijolo tradicional e outra em tijolo térmico (e estrutural). Os resultados revelam que a consideração de paredes de alvenaria no preenchimento de pórticos de BA introduz um aumento da rigidez inicial do sistema estrutural de 160%. No caso da alvenaria tradicional não se verifica um aumento da capacidade resistente do conjunto pórtico/parede, enquanto nos ensaios com alvenaria térmica registou-se um aumento de 20%. A adição de armadura de junta confere ductilidade à parede de alvenaria e consequentemente ao sistema estrutural, uma vez que a capacidade resistente mantem-se para deslocamentos superiores.
robustez estrutural, pórtico de betão armado, paredes de alvenaria, tijolo tradicional, tijolo térmico e estrutural, armadura de junta.

Junho 28, 2018, 15:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Eduardo Soares Ribeiro Gomes Cavaco

Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Eduardo Nuno Brito Santos Júlio

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Catedrático