Dissertação

Reforço da segurança em situação de cheia de barragens de aterro com recurso a betão compactado por cilindros EVALUATED

A evolução do conhecimento relativamente ao cálculo do caudal de máxima cheia e a alteração das condições das bacias hidrográficas de várias barragens que se encontram atualmente em operação, leva a que algumas das barragens mais antigas não tenham hoje capacidade para escoar o caudal de dimensionamento, em condições de segurança, sem que ocorra o seu galgamento. A resolução deste problema pode passar pela construção de um descarregador de cheias de emergência, elevação da cota do coroamento, proteção do paramento de jusante, ou uma conjugação destas soluções. Este tipo de intervenções é em geral bastante oneroso, nomeadamente em pequenas barragens, onde as entidades responsáveis pela segurança possuem em geral escassos recursos económicos. Em alternativa às abordagens tradicionais, o recurso à construção de descarregadores de emergência usando betão compactado por cilindros (BCC), traduz-se num processo célere, e que não implica o esvaziamento da albufeira. Por estes motivos a técnica de BCC tem sido considerada como uma solução interessante, tanto do ponto de vista técnico como económico. Esta dissertação pretende contribuir para a divulgação e discussão das potencialidades deste método para o reforço da segurança, em situação de cheia, de barragens de aterro, em particular, de pequena dimensão, mediante apresentação das suas características, elementos para o dimensionamento hidráulico, exemplos de aplicação e experiência de funcionamento. Apresenta-se por fim um estudo preliminar da aplicação desta técnica a uma barragem de aterro em Portugal, com o dimensionamento da solução para este caso.
betão compactado por cilindros, escoamento deslizante sobre turbilhões, proteção contra o galgamento, barragens de aterro, reabilitação, reforço de segurança hidráulica

Dezembro 12, 2017, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Jorge De Saldanha Gonçalves Matos

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

João Manuel Marcelino Mateus da Silva

Laboratório Nacional de Engenharia Civil

Investigador Principal