Dissertação

Recalibration of damage equivalence factors for fatigue verification of road bridges EVALUATED

Os actuais trabalhos de revisão dos Eurocódigos (projecto CEN250 2a geração dos Eurocódigos), con- stituem uma oportunidade para actualizar o método simplificado (método dos factores lambda) de ver- ificação da fadiga das pontes rodoviárias, nomeadamente porque este método se baseia em antigos modelos de tráfego que se justifica tornar coerentes com o actual tráfego rodoviário europeu. Esta tese centra-se no factor de verificação lmax. O objectivo é determinar novas curvas de lmax utilizando modelos de tráfego modernos que são mais fiáveis em comparação com as tendências ac- tuais. Além disso, é realizado um melhoramento na determinação das novas curvas de λmax para ter em consideração um maior número de casos, tanto em termos de linhas de influência como de compri- mentos e de relação entre vãos. São assim propostas novas curvas λmax tendo em conta o actual tráfego europeu observado, a fim de melhor controlar o comportamento à fadiga das pontes rodoviárias. São utilizados vários tipos de tráfego a fim de se ter uma visão geral e poder fazer uma comparação entre diferentes modelos e es- pecialmente medições de tráfego WIM. Em conclusão, é apresentada uma nova proposta adaptada para o método de verificação utilizando os factores lambda. Esta proposta tem em conta os resultados das numerosas simulações numéricas realizadas para uma grande variedade de sistemas estáticos e considerando diversos tipos de tráfego.
Fadiga, Factor Lambda, Modelo de Trânsito, Pontes rodoviárias, Concepção de Estruturas Metálicas

julho 5, 2021, 16:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

José Joaquim Costa Branco de Oliveira Pedro

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Alain Nussbaumer

EPFL - Ecole Polytechnique Fédérale de Lausanne

Professor Adjunto