Dissertação

Avaliação de impactes ambientais de trotinete elétrica através da análise de ciclo de vida EVALUATED

O sistema de partilha das trotinetes elétricas surgiu em Lisboa como uma nova forma de mobilidade para curtas distâncias, apresentando-se como um sistema inovador e que não polui durante a sua utilização por ser um modo de transporte elétrico. Estas diferenciam-se pelo facto de poderem ser estacionadas em qualquer lugar. Necessitam de ser recolhidas, carregadas e distribuídas, normalmente por veículos convencionais que poluem durante a sua utilização. Neste contexto, o objetivo desta dissertação consistiu em efetuar uma Análise de Ciclo de Vida (ACV) de forma a contabilizar os impactes ambientais para todas as fases de vida de uma trotinete elétrica, desde a sua produção, utilização e fim de vida. Para as Alterações Climáticas, o Cenário Base de uma trotinete elétrica emite desde 804 a 1679 g CO2eq/km. Estes valores tão elevados justificam-se principalmente com a baixa utilização das trotinetes por parte dos utilizadores e ao baixo tempo de vida da trotinete. Os impactes associados à produção de uma trotinete correspondem a mais de 70% dos impactes totais, a recolha e distribuição são aproximadamente 9% e a utilização do veículo corresponde a cerca de 16%. Procedeu-se ainda a uma análise de sensibilidade variando o tempo de vida de uma trotinete, os quilómetros realizados por dia e a cadência de recolha das trotinetes. Concluindo-se que aumentar o tempo de vida diminui os impactes ambientais entre 22% a 46%, aumentar a quilometragem diária reduz os resultados entre 50% a 80% e uma recolha menos frequente permite diminuir os resultados entre 11% a 48%.
Análise de Ciclo de Vida, ACV, Trotinetes Elétricas, Impactes Ambientais, Transportes.

Outubro 19, 2020, 17:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Filipe Manuel Mercier Vilaça e Moura

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Associado

ORIENTADOR

Patrícia De Carvalho Baptista

IN+ Center for Innovation, Technology and Policy Research

Investigador Principal