Dissertação

Análise económica da fase do fim de vida de edifícios escolares públicos. Metodologia aplicada a elementos de cobertura EVALUATED

O conceito de Custo do Ciclo de Vida (CCV) é uma ferramenta útil para estimar custos relativos a todas as fases de vida dos edifícios e apoiar os processos de tomada de decisão. Esta ferramenta pode contribuir para a promover a competitividade no setor da construção, valorizar os edifícios e otimizar o seu desempenho económico desde a fase de pré-construção até ao fim de vida, no qual a gestão de resíduos tem uma importância significativa. A fase do fim de vida é o objeto de estudo da presente dissertação, sendo constituída por diversos módulos: desconstrução, transporte, processamento e eliminação dos resíduos de construção e demolição. A gestão de resíduos é um tema atual, e assim é importante incentivar a adequada gestão dos mesmos no setor da construção. Esta dissertação pretende estimar os custos relativos à fase do fim de vida de elementos de cobertura, aplicando os requisitos das normas europeias EN 15643-4 e EN 11627. O objetivo é aplicar esta metodologia. Estas normas propõem uma organização estruturada dos custos que pode ser aplicada a qualquer tipo de edifícios, neste caso a elementos de cobertura de edifícios escolares públicos. Os custos obtidos para a fase do fim de vida de edifícios devem ser tidos em consideração, ainda que pouco significativos face a todos os custos que ocorrem numa análise completa do CCV de um edifício. No final da dissertação são apresentados os principais contributos e sugestões de desenvolvimentos futuros com vista à melhoria da aplicabilidade da metodologia.
Análise económica, Fim do ciclo de vida, Edifícios escolares, Elementos de cobertura, Resíduos de construção e demolição (RCD)

Junho 4, 2019, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Nuno Gonçalo Cordeiro Marques de Almeida

Departamento de Engenharia Civil, Arquitectura e Georrecursos (DECivil)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Ana Filipa das Neves Rodrigues Marques Couto Salvado

Laboratório Nacional de Engenharia Civil

Especialista