Disciplina Curricular

Hidráulica I H-I

Mestrado Integrado em Engenharia Civil - MEC 2016

Contextos

Grupo: MEC 2016 > 1º Ciclo

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

É proporcionado o domínio de conceitos básicos (incluindo prática laboratorial) e métodos de análise em mecânica de fluidos (hidrostática e hidrodinâmica); aplicação da técnica de volumes finitos e dos princípios de conservação e introdução a leis de semelhança e conceitos de turbulência. Competências para a resolução de problemas de engenharia envolvendo escoamentos internos (sistemas em pressão) e externos (acções em torno de corpos imersos - efeitos do vento em estruturas), incluindo a caracterização de equipamentos (bombas, turbinas e válvulas).

Programa

1.APRESENTAÇÃO. IMPORTÂNCIA DA HIDRÁULICA NA ENGENHARIA CIVIL 2.PROPRIEDADES DOS FLUIDOS E DOS ESCOAMENTOS 3.HIDROSTÁTICA: Lei hidrostática de pressões; Impulsão Hidrostática sobre corpos imersos e flutuantes e em superfícies planas e curvas. 4.HIDROCINEMÁTICA. 5.HIDRODINÂMICA. PRINCÍPIOS DE CONSERVAÇÃO (massa, energia e q. de movimento): Forma integral -Teorema de Transporte de Reynolds, Forma diferencial- Equações da continuidade, de Cauchy e de Navier-Stokes; Fluidos perfeitos e equações de Euler; Escoamentos irrotacionais (potenciais); T. de Bernoulli; Potência e carga hidráulica. Bombas e turbinas. 6.ANÁLISE DIMENSIONAL. TEORIA DA SEMELHANÇA 7.LEIS DE RESISTÊNCIA: Conceitos fundamentais; Tensão tangencial nas fronteiras sólidas; Esc. laminares e turbulentos. Camada limite e leis para regime turbulento. 8.ESCOAMENTOS EXTERNOS. FORÇAS EM CORPOS IMERSOS. Resistência e sustentação. Acção do vento sobre estruturas. 9.ESCOAMENTOS INTERNOS SOB PRESSÃO - REGIME PERMANENTE; Perdas de carga; Cálculo de instalações; Bombas em série e em paralelo; Condutas com consumo de percurso. 10.REGIME VARIÁVEL EM PRESSÃO.

Metodologia de avaliação

Duas épocas de avaliação, contando a melhor das notas obtidas. 1ª ÉPOCA | Um exame e dois trabalhos laboratoriais. Nota Final = ponderação da nota do exame (0,85) com a média das notas dos trabalhos laboratoriais (0,15). Nota mínima: 9,50 valores no exame. 2ª ÉPOCA | Apenas exame. Nota mínima: 9,50 valores no exame. Alunos que obtenham nota superior a 16 valores e pretendam defendê-la terão de realizar uma prova oral. A ÉPOCA DE RECURSO será avaliada da mesma forma que a 2ª Época, apenas por exame.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 2ºSemestre

2017/2018 - 2ºSemestre

2016/2017 - 2ºSemestre