Disciplina Curricular

Investigação Operacional IOpe

Mestrado Integrado em Engenharia Civil - MEC 2016

Contextos

Grupo: MEC 2016 > 1º Ciclo

Período:

Peso

4.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Promover a familiaridade e compreensão crítica das potencialidades das metodologias da Investigação Operacional e da abordagem sistémica na formulação e resolução de problemas de decisão no âmbito da Engenharia. Desenvolver capacidades de modelação de sistemas, incluindo factores como a incerteza e o risco, tendo em vista a avaliação quantitativa de alternativas e a optimização de soluções. Desenvolver um conhecimento informado sobre métodos e instrumentos da Investigação Operacional particularmente úteis para optimizar soluções e competências para os aplicar na resolução de problemas decisórios complexos que se colocam no âmbito da Engenharia.

Programa

1 – Introdução à Investigação Operacional e análise sistémica: princípios metodológicos, tipificação de modelos e domínios de aplicação. 2 – Programação Linear (PL): Formulação e estrutura de problemas de PL; O algoritmo SIMPLEX; Análises de sensibilidade; Casos particulares e formulação de problemas em PL (transportes; afectação; localização; fluxos em redes); Extensões à PL. 3 – Optimização em redes e grafos: Formulações e conceitos; Algoritmos para os problemas do caminho mais curto, da árvore de ligações mínima, do fluxo máximo e do caixeiro viajante. 4 – Modelos de filas de espera: Conceitos nucleares e formulação de problemas; Modelos M/M/1, M/G/1 e M/M/S; Redes de filas de espera. 5 – Modelos de simulação: Geração de sequências aleatórias e métodos de Monte Carlo; Metodologias de análise de sistemas e estruturação de modelos dinâmicos com incremento de tempo fixo e variável; Software de implementação de modelos de simulação; Projecto de experiências e análise de resultados.

Metodologia de avaliação

A avaliação é efectuada através de testes (facultativos), de exame escrito final e da realização de um trabalho de grupo (desenvolvimento de um modelo de simulação aplicado a um caso de estudo). Complementarmente, pode realizar-se uma prova oral (facultativa, para defesa de notas superiores a 16 valores).

Disciplinas Execução

2018/2019 - 2ºSemestre

2017/2018 - 2ºSemestre

2016/2017 - 2ºSemestre