Disciplina Curricular

Gestão e Teoria da Decisão GTD

Mestrado Integrado em Engenharia Civil - MEC 2016

Contextos

Grupo: MEC 2016 > 1º Ciclo

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Dotar os alunos com um conhecimento informado sobre métodos e instrumentos de gestão de operações em sistemas de engenharia e desenvolver competências nos domínios da gestão de projectos, dos aprovisionamentos e inventários. Promover nos alunos familiaridade e uma visão informada sobre metodologias para estruturação e modelação de processos decisórios, modelação de preferências e tomada de decisão em contextos de incerteza e risco, bem como sobre os respectivos instrumentos de suporte. Habilitar os alunos com capacidades de avaliação de projectos/acções à luz de objectivos/critérios múltiplos e segundo uma óptica de custos- benefícios.

Programa

1. Gestão de projectos: Planeamento de projectos pelo método do caminho crítico. Análises de custos e avaliação económico-financeira. Planeamento de recursos. Monitorização e controlo do projecto. A incerteza na gestão de projectos: método PERT; avaliação e gestão do risco. 2. Gestão dos aprovisionamentos e dos inventários: Modelos determinísticos com procura dependente e independente. Modelos estocásticos: políticas do nível de encomenda e da revisão cíclica. 3. Modelos de previsão: Análise de séries cronológicas e métodos de decomposição. Modelos de amortecimento exponencial. 4. Modelação dos processos decisórios: Incerteza e risco. Utilidade, modelação de preferências e atitude face ao risco. Árvores de decisão. Valor da informação. Decisão multi-critério: estruturação de problemas, avaliação local e agregação. 5. Análise custos-benefícios: Princípios metodológicos. Estimação de custos e benefícios. Indicadores/critérios de avaliação. Análises de sensibilidade e risco.

Metodologia de avaliação

A avaliação é efectuada através de testes (facultativos) e de exame escrito final. Complementarmente, pode realizar-se uma prova oral (facultativa, para defesa de notas superiores a 16 valores).

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre