Disciplina Curricular

Hidráulica II H-II

Mestrado Integrado em Engenharia Civil - MEC 2016

Contextos

Grupo: MEC 2016 > 1º Ciclo

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Características e condições de funcionamento de bombas e de turbinas; escolha de bombas e de turbinas. Curvas de vazão em canais de secção mista e composta. Regolfo em canais prismáticos e não prismáticos para caudal constante e variável no percurso. Valores iniciais da celeridade e da altura de ondas positivas e negativas em canais rectangulares. Cálculo da vazão de orifícios e descarregadores. Dimensionamento de canais estáveis com fundo móvel. Cálculo do caudal sólido em canais com fundo móvel.

Programa

TURBOMÁQUINAS HIDRÁULICAS: Introdução e classificação. A bomba centrífuga: teoria elementar. Diagramas em colina e leis de semelhança. Bombas mistas e axiais. Número específico de rotações. Curvas características de bombas e de instalações. Altura de aspiração de bombas. Escolha de bombas. Turbinas: turbinas de reacção; teoria elementar; número específico de rotações; turbinas de acção. ESCOAMENTOS COM SUPERFÍFIE LIVRE: Regime uniforme: distribuição de tensões tangenciais; distribuições de velocidades; resistência ao escoamento; curvas de vazão de secções compostas e mistas. Teorema de Bernoulli e energia específica. Quantidade de movimento total. Número de Froude e controlo do escoamento. Regolfo com caudal variável ao longo do percurso. Escoamentos permanentes rapidamente variados (incluindo o ressalto hidráulico). Escoamentos variáveis. ESCOAMENTOS POR ORIFÍCIOS E DESCARREGADORES: Orifícios. Descarregadores. Medidas hidráulicas. ESCOAMENTOS EM CANAIS DE LEITO MÓVEL: Início do movimento e dimensionamento canais estáveis. Configurações de fundo e resistência ao escoamento. Transporte sólido: caudal sólido por arrastamento e em suspensão.

Metodologia de avaliação

Duas épocas de avaliação, contando a melhor das notas obtidas. 1ª Época: 1 exame e 1 trabalho de laboratório. 2ª Época: 1 exame e 1 trabalho de laboratório. Classificação: ponderação dum dos exames (0,90) com o trabalho de laboratório. (0,10). Nota mínima de 9,50 num dos exames. 1 trabalho computacional opcional (0,10). Notas finais superiores a 16 carecem de prova oral.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre