Disciplina Curricular

Hidrologia e Recursos Hídricos HRH

Mestrado Integrado em Engenharia Civil - MEC 2016

Contextos

Grupo: MEC 2016 > 1º Ciclo

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Apresentação dos conceitos básicos para análise dos recursos hídricos, disponibilidade e necessidades, e para definição dos constrangimentos decorrentes da circulação da água. Os alunos ficarão habilitados a: a) definir as características de bacias hidrográficas; b) calcular os volumes de água envolvidos na precipitação, evaporação, infiltração e escoamento; c) analisar estatisticamente as variáveis hidrológicas; d) caracterizar fenómenos extremos, cheias e secas; e) estimar hidrogramas de cheia e caudais de ponta de cheia; f) simular o amortecimento de cheias e o funcionamento de albufeiras.

Programa

Armazenamentos e fluxos de água no Globo, nos continentes, na Península Ibérica e em Portugal. Ciclo hidrológico. Processos de formação do escoamento. Bacias hidrográficas e processos hidrológicos. Balanço hidrológico. Avaliação e caracterização espacial e temporal da precipitação, da evapotranspiração, da infiltração e do escoamento. Avaliação do escoamento a partir de elementos climáticos. Medição de variáveis hidrológicas. Métodos estatísticos. Período de retorno e risco. Análise e caracterização de secas hidrológicas. Precipitações intensas. Análise de cheias. Hidrogramas de cheia. Caudal de dimensionamento de obras. Aproveitamento de recursos hídricos. Simulação do funcionamento de uma albufeira.

Metodologia de avaliação

Média ponderada dos quatro trabalhos práticos realizados no laboratório de informática (40%) com o exame final (60%). Quer na média dos trabalhos práticos, quer no exame final, a nota mínima é 8,00. Se a média ponderada for superior a 16, os alunos deverão efectuar uma prova oral para a defesa dessa nota.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 2ºSemestre

2017/2018 - 2ºSemestre

2016/2017 - 2ºSemestre