Disciplina Curricular

Introdução aos Sistemas de Informação Geográfica ISIG

Mestrado Integrado em Engenharia Civil - MEC 2016

Contextos

Grupo: MEC 2016 > 1º Ciclo

Período:

Peso

1.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Pretende-se que após conclusão da disciplina, o aluno esteja apto a: Seleccionar, estruturar e compatibilizar a informação geográfica adequada à resolução dos problemas-tipo apresentados durante as sessões, Identificar, planear e executar as operações de análise espacial adequadas à resolução dos problemas-tipo apresentados durante as sessões, Avaliar a qualidade e adequação das fontes, processos de produção de informação e métodos de análise espacial.

Programa

Modelos de Dados para Informação Geográfica. Representações discretas e representações contínuas. Suporte, escala, resolução e extensão. Análise Espacial sobre Modelos de Dados Vectoriais. Geometria e topologia. Estruturas de dados vectoriais. Modelo geo-relacional. Operadores de sobreposição topológica. Operadores de proximidade. Geração de envolventes. Polígonos de Thiessen. Operadores de agregação e desagregação. Análise Espacial sobre Modelos de Rede. Circuitos de Euler. Árvores de dispersão mínima. Caminhos óptimos. Áreas de influência. Conceitos base sobre modelos de dados matriciais. Álgebra de mapas. Operações locais. Operações focais e de bloco. Operações zonais e globais. Interpolação espacial. Polígonos de influência. Interpoladores em função do inverso da distância. Parametrização. Análise de superfícies. Cálculo de declive e orientações. Classificação geomorfológica. Análise de bacias de visão. Direcções de escoamento superficial. Acumulação de escoamento. Extracção de talvegues e bacias hidrográficas. Análise de Proximidade. Distâncias euclidianas. Superfícies de custo ou atrito. Alocação ao ponto mais "próximo". Caminhos óptimos.

Metodologia de avaliação

A avaliação final consiste numa componente teórica (30%) e numa componente prática (70%). A avaliação teórica envolve a realização de um exame final. A avaliação prática envolve a realização de exercícios durante a aula (30%) e a execução de um projecto prático final com entrega de um relatório escrito (70%). Em qualquer das componentes, é exigida a nota mínima de 9,5 num total de 20 valores.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 2ºSemestre

2017/2018 - 2ºSemestre

2016/2017 - 2ºSemestre