Disciplina Curricular

Computação e Programação CP

Mestrado Integrado em Engenharia Civil - MEC 2016

Contextos

Grupo: MEC 2016 > 1º Ciclo

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Dominar as primitivas de programação imperativa e recursiva. Desenvolver aplicações de grande escala recorrendo a técnicas de modularização por abstracção de dados.

Programa

Introdução à programação em sistema interactivo (MatLab) de cálculo numérico e simbólico, e de manipulação e visualização de dados. Conceitos básicos de programação imperativa; definição de funções; programação recursiva; procedimentos e efeitos colaterais; aplicações numéricas; manipulação de vectores e matrizes. Introdução à programação usando linguagem apropriada ao domínio de especialidade (Python). Declaração de variáveis e tipos; definição de subrotinas e funções. Aplicações numéricas e manipulação de vectores e matrizes. Objecto como área de memória. Objectos versus valores. Programação em grande escala: método de programação modular por camadas baseadas em objectos. Utilização de módulos para definir camadas. Exemplo: torres de Hanoi sobre pilhas. Implementação de pilhas com vectores. Implementação dinâmica de pilhas. Tabelas (vectoriais e matriciais) dinâmicas. Exemplos: filas, listas e árvores. Aplicações: matrizes esparsas, simulação estocástica, optimização linear, programação genética. Interface entre linguagens de programação.

Metodologia de avaliação

Aulas teórico-práticas onde se expõe a matéria, ilustrada através de exemplos e resolução de problemas. Elaboração de um projeto de programação. A avaliação consiste num projecto (50%); exame final (50%).

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre