Disciplina Curricular

Arquitectura Arq

Mestrado Integrado em Engenharia Civil - MEC 2016

Contextos

Grupo: MEC 2016 > 1º Ciclo

Período:

Grupo: MEC 2016 > 1º Ciclo

Período:

Peso

4.5 (para cálculo da média)

Objectivos

A presente unidade curricular pretende constituir uma introdução à Arquitectura, sublinhando o seu carácter multidisciplinar e explorando as afinidades e divergências relativamente à Engenharia Civil. Através do cruzamento entre as aulas teóricas, os exercícios práticos e as visitas de estudo, o aluno deverá desenvolver competências básicas a nível da análise espacial (da escala da cidade à escala da edificação) e do reconhecimento de temas, obras e autores de referência, no panorama da arquitectura nacional e internacional. Pretende-se ainda facultar ao aluno alguns instrumentos fundamentais para o trabalho de equipa com arquitectos, nomeadamente com a aquisição de vocabulário técnico essencial e com a compreensão dos processos específicos da produção arquitectónica, desde o projecto até à execução da obra.

Programa

1. Enquadramento disciplinar da Arquitectura: O protagonismo da arquitectura na cultura contemporânea. As dimensões da arquitectura. Os significados e expressões da arquitectura. Noções básicas para a compreensão do espaço arquitectónico (vazio, massa, volume, estrutura, composição, escala e proporção, etc.) e identificação de elementos modeladores (iluminação natural, materialidade, cor, etc.) Complementaridade e diversidade entre Arquitectura, Engenharia e outras áreas profissionais e disciplinares. Enquadramento da profissão do Arquitecto. 2. O exercício da Arquitectura: do projecto à obra construída A componente processual da arquitectura. O ciclo de produção da arquitectura: planeamento/programação, concepção, construção, ocupação/utilização. A importância do programa. Metodologia de projecto. Sistemas de representação e comunicação. A concretização da obra: aspectos funcionais, técnicos e construtivos, analisados em torno da relação Arquitectura/Engenharia. 3. Os territórios da Arquitectura: da cidade ao edifício Desenho urbano e fruição da cidade: malha urbana, espaço público, edificações, percursos. Principais momentos da história da cidade e da arquitectura, focados na relação entre a Arquitectura e a Engenharia, na génese destas duas actividades profissionais e na Arquitectura como Construção. Desafios e projectos da cidade contemporânea: ambiente, construção e sustentabilidade; a cidade alargada. Integração dos edifícios e conjuntos arquitectónicos no tecido urbano: construção de raiz versus reabilitação.

Metodologia de avaliação

Sistema de avaliação contínua e exame, nos seguintes termos: Exercícios realizados nas aulas práticas: 35% Relatório de visita de estudo: 10% Trabalho final: 25% Exame: 30% (nota mínima para aprovação na unidade curricular: 10 valores)

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 2ºSemestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 2ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 2ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre