Disciplina Curricular

Mecânica I Mec-I

Mestrado Integrado em Engenharia Civil - MEC 2016

Contextos

Grupo: MEC 2016 > 1º Ciclo

Período:

Grupo: MEC 2016 > 1º Ciclo

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Proporcionar formação básica relativa aos conceitos, princípios e leis fundamentais da Mecânica. Desenvolver a capacidade de formulação e resolução de problemas de Mecânica dos sistemas de dimensão finita (partículas, corpos rígidos, estruturas isostáticas).

Programa

1. INTRODUÇÃO Conceitos e Leis Fundamentais. Grandezas físicas e suas dimensões. 2. EQUILÍBRIO DA PARTÍCULA Representação vectorial. Composição de forças. Equilíbrio da partícula no plano e no espaço. 3. SISTEMAS DE FORÇAS E CAMPOS DE MOMENTOS Momento de uma força em relação a um ponto e a um eixo. Elementos de redução de um sistema de forças. Propagação de momentos. Equivalência estática. Propriedades. Casos de redução. Eixo central. Forças distribuídas. 4. EQUILÍBRIO DO CORPO RÍGIDO Forças exteriores e interiores. Diagrama de corpo livre. Equilíbrio do sistema de partículas e do corpo rígido, no plano e no espaço. Determinação de reações ou de forças de ligação. Derrubamento. Determinação de posições de equilíbrio. 5. ATRITO Leis de atrito seco. Coeficiente e ângulos de atrito estático e cinético. Equações do movimento em problemas com deslizamento. Problemas com deslizamento ou derrubamento iminente. Atrito em cabos e correias. 6. ESTATIA Introdução às estruturas. Peças lineares. Tipos de apoio. Estruturas isostáticas, hiperstáticas e hipostáticas. Estatia exterior, interior e global. Ligações mal distribuídas. 7. ANÁLISE DE ESTRUTURAS ISOSTÁTICAS Esforços em peças lineares: definição e convenção de sinais. Equilíbrio de estruturas trianguladas. Método dos nós e método das secções. Equilíbrio de estruturas isostáticas. Diagramas de corpo livre e determinação de esforços. Análise de estruturas com libertações internas e com malha fechada. 8. CINEMÁTICA Cinemática da partícula. Deslocamentos e velocidades de um corpo rígido. Propagação de velocidades de um corpo rígido. Casos de redução. Particularização para o caso plano. Centro instantâneo de rotação. 9. PRINCÍPIO DOS TRABALHOS VIRTUAIS Deslocamentos elementares virtuais. Trabalho elementar de uma força e de um binário. O PTV para sistemas de corpos rígidos. Campos de deslocamentos virtuais para estruturas planas. Aplicação do PTV à determinação de posições de equilíbrio em estruturas hipostáticas e à determinação de reacções de apoio e de esforços em estruturas isostáticas.

Metodologia de avaliação

Exame final escrito complementado por avaliação contínua. Para classificação superior a 16 valores, o aluno deverá submeter-se a um exame oral.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 2ºSemestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 2ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 2ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre