Disciplina Curricular

Análise de Estruturas I AE-I

Mestrado Integrado em Engenharia Civil - MEC 2016

Contextos

Grupo: MEC 2016 > 1º Ciclo

Período:

Grupo: MEC 2016 > 1º Ciclo

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O programa de Análise de Estruturas I incide sobre os métodos básicos de análise estrutural. O objectivo central é aliar o desenvolvimento da competência na aplicação desses métodos à compreensão do comportamento das estruturas, o que justifica a enfâse dada à interpretação física das diferentes fases dos processos de cálculo. O estudo dos métodos de análise de estruturas reticuladas é desenvolvido para os modelos mais simples. Admite-se que as acções sobre as estruturas são independentes do tempo, que são pequenos os deslocamentos e as deformações que provocam e que o comportamento do material é elástico e linear. Em consequência da organização curricular, o curso inclui uma introdução à análise de lajes, a qual é retomada e generalizada numa outra unidade curricular.

Programa

INTRODUÇÃO À ANÁLISE DE LAJES: Definições; Hipóteses de Kirchhoff; Relações de compatibilidade, elasticidade e equilíbrio; Equação de Lagrange; Condições de fronteira; Problemas com solução exacta; Soluções aproximadas. ESTRUTURAS ISOSTÁTICAS: O elemento de barra; Formulação das condições de equilíbrio e de compatibilidade; Dualidade; Relações constitutivas; Cálculo de deslocamentos. MÉTODO DAS FORÇAS: Indeterminação estática; Sistemas-base; Relações de equilíbrio, elasticidade e compatibilidade; Interpretação física da matriz de flexibilidade e do vector das descontinuidades; Diagramas de esforços; Cálculo de deslocamentos. SIMETRIA: Simplificação de estruturas simétricas. MÉTODO DOS DESLOCAMENTOS: O elemento de barra; Indeterminação cinemática; Interpretação física da matriz de rigidez e do vector de forças nodais; Deslocamentos dependentes; Diagramas de esforços; Barras rígidas; Libertações e apoios elásticos; Variações de temperatura; Assentamentos de apoio. MÉTODO DE CROSS: Introdução ao Método de Cross; Interpretação física e aplicação a estruturas sem fases deslocáveis.

Metodologia de avaliação

Dois testes ou exame final. A nota mínima em cada teste é de 7.0 valores. Quem entregar o 2º teste não poderá efectuar o 1º exame. Em cada prova escrita é permitida a consulta apenas do formulário fornecido e de uma ou duas folhas A4. Qualquer estudante aprovado nas provas escritas pode solicitar uma prova oral, a qual é obrigatória para poder obter uma classificação final superior a 16 valores. O corpo docente da disciplina pode condicionar a aprovação à realização de uma prova oral.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 2ºSemestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 2ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 2ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre