Disciplina Curricular

Saneamento S

Mestrado Integrado em Engenharia Civil - MEC 2016

Contextos

Grupo: MEC 2016 > 2º Ciclo

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Aquisição de conceitos no domínio do saneamento ambiental e capacidade de conceber e dimensionar infraestruturas de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais, em zonas urbanas. Competências de conceber e dimensionar: sistemas de adução e reserva de abastecimento de água; sistemas de distribuição de água; redes de drenagem de águas residuais; competências no domínio dos conceitos de drenagem de águas pluviais em meio urbano, esquemas de tratamento de águas residuais e de parâmetros básicos de caracterização da qualidade da água. Noções básicas de sistemas simplificados de saneamento para Países em desenvolvimento.

Programa

1 - Âmbito e objetivos do saneamento ambiental: conceitos fundamentais – ciclo urbano da água. Dados de base. 2 - Sistemas de abastecimento de água: uma perspetiva histórica e conceitos fundamentais; obras de captação e adução; instalações elevatórias; reservatórios; redes gerais de distribuição de água. 3 - Sistemas de águas residuais e pluviais: uma perspetiva histórica e atual; origem, quantificação e natureza das águas residuais; conceção e dimensionamento de redes gerais de drenagem de águas residuais; órgãos das redes gerais de drenagem; órgãos especiais em sistema de drenagem (sifões invertidos, descarregadores e instalações elevatórias); drenagem de águas pluviais em meio urbano. 4 – Introdução à qualidade da água. Conceitos básicos de tratamento de água para abastecimento público e de tratamento de águas residuais. Sistemas simplificados de saneamento apropriados a países em desenvolvimento.

Metodologia de avaliação

Exame final no fim do semestre. Apreciação crítica e discussão oral dos dois trabalhos desenvolvidos ao longo das aulas práticas com prévia apresentação em “power-point”, na aula prática. A discussão tem como objetivo principal a avaliação das capacidades dos alunos na conceção e no dimensionamento de infraestruturas dos tipos estudados. A classificação final é obtida por ponderação dos valores do exame (40%) e da nota dos trabalhos (60%), exigindo-se para aprovação na disciplina a nota mínima de 9,5 valores no exame final.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 2ºSemestre

2017/2018 - 2ºSemestre

2016/2017 - 2ºSemestre