Disciplina Curricular

Projecto - Estruturas de Edifícios PEEdi

Mestrado Integrado em Engenharia Civil - MEC 2016

Contextos

Grupo: MEC 2016 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Estruturas > Opções - Estruturas > Opções em Grupo - Estruturas de Edifícios

Período:

Peso

3.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O PROJECTO é uma actividade fundamental para o sucesso e bom desempenho dos empreendimentos. Em particular na área de Projecto de Estruturas de Edifícios, a aptidão para conceber estruturas desenvolve-se continuamente com o exercício da experiência profissional de projecto, mas deve, sem dúvida, ser introduzida e merecer uma atenção particular na formação universitária dos futuros engenheiros de Estruturas. Assim sendo, os alunos não devem limitar-se a adquirir conhecimentos, devendo, sobretudo, aprender a aplicá-los, sendo igualmente incentivados a complementar continuamente a sua formação: - Apresentação e análise de projectos de estruturas de edifícios. - Realização de um trabalho de projecto da estrutura de um edifício – o primeiro projecto da actividade profissional dos futuros engenheiros.

Programa

ANTE-PROJECTO DA ESTRUTURA DE UM EDIFÍCIO Âmbito e organização do trabalho de Projecto a desenvolver - constituição dos grupos e entrega dos enunciados dos trabalhos. Análise e interpretação dos elementos do projecto de arquitectura – condicionantes principais do projecto. Concepção / definição da solução estrutural - implantação de elementos verticais e análise de soluções alternativas para a estrutura dos pavimentos. Quantificação das acções e pré-dimensionamento dos elementos estruturais principais. Modelação e análise da estrutura – análise crítica dos resultados. Selecção de elementos típicos/representativos para dimensionamento e pormenorização. Elaboração dos mapas de quantidades e estimativa orçamental. Elaboração das peças escritas e desenhadas desenvolvidas no decorrer do estudo. ESTUDO PRELIMINAR DE UMA SOLUÇÃO PÓS-TENSIONADA (para uma zona localizada do edifício) Definição da zona em estudo para análise de uma solução variante pós-tensionada. Concepção e pré-dimensionamento da solução pós-tensionada. Modelação e análise de resultados. Estimativa orçamental da solução desenvolvida. Elaboração das peças escritas e desenhadas desenvolvidas no decorrer do trabalho.

Metodologia de avaliação

A avaliação é integralmente realizada em sistema de avaliação contínua. Ao longo da realização do trabalho são efectuadas apresentações sucessivas para explicação/discussão e aprovação final da solução desenvolvida.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre