Disciplina Curricular

Estruturas de Edifícios EEdi

Mestrado Integrado em Engenharia Civil - MEC 2016

Contextos

Grupo: MEC 2016 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Estruturas > Opções - Estruturas

Período:

Grupo: MEC 2016 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Estruturas > Opções - Estruturas > Opções em Grupo - Estruturas de Edifícios

Período:

Peso

4.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Motivar os estudantes para a actividade de projecto de estruturas. Introduzir as metodologias da prática de projecto, salientando, sobretudo, a importância da fase de concepção no projecto de estruturas de edifícios. Integrar e aprofundar os conhecimentos leccionados em disciplinas anteriores do curso, nos domínios da análise e dimensionamento de estruturas, de forma aplicada ao projecto de estruturas de edifícios. Complementar a formação de base adquirida pelos alunos na área do betão estrutural, em temas aplicados ao projecto de estruturas de edifícios, que, pela sua especificidade e carácter de aplicação, não tenham sido leccionados em disciplinas anteriores do curso.

Programa

INTRODUÇÃO AO PROJECTO DE EDIFÍCIOS Enquadramento da actividade de Projecto - fases e constituição de um projecto. Projecto de estruturas - condicionantes gerais e exigências de desempenho. Condicionantes arquitectónicas no projecto de edifícios. Concepção e sistemas estruturais de edifícios – comportamento estrutural para acções verticais e horizontais. Síntese das principais indicações de pré-dimensionamento. Os Novos Betões no projecto de estruturas de edifícios. PROJECTO DE EDIFÍCIOS EM ZONAS SÍSMICAS Sistemas estruturais e aspectos gerais de concepção. Comportamento de elementos de betão estrutural submetidos a acções cíclicas. Modelos de dimensionamento/pormenorização de armaduras em zonas sísmicas – indicações da NP EN1998-1. PRÉ-ESFORÇO EM ESTRUTURAS DE EDIFÍCIOS Critérios de dimensionamento e verificação da segurança. Tecnologia de sistemas pós-tensionados em edifícios. Lajes pós-tensionadas - modelação, dimensionamento e pormenorização. Outras aplicações - fundações e estruturas de transição pós-tensionadas. EFEITOS DE DEFORMAÇÕES IMPOSTAS EM ESTRUTURAS DE EDIFÍCIOS Modelos de análise e verificação da segurança. Juntas em estruturas de edifícios – dimensionamento e pormenorização. ACÇÃO DO FOGO EM ESTRUTURAS DE BETÃO Comportamento e verificação da segurança de estruturas de edifícios para a acção do fogo.

Metodologia de avaliação

A avaliação é realizada num sistema de avaliação contínua (30%), constituída por um trabalho/conjunto de exercícios, complementada com um exame final, incluindo toda a matéria da disciplina (70%, com nota mínima de 8/20 valores).

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre