Disciplina Curricular

Estruturas e Aproveitamentos Hidráulicos EAH

Mestrado Integrado em Engenharia Civil - MEC 2016

Contextos

Grupo: MEC 2016 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Hidráulica e Recursos Hídricos

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Proporcionar formação no domínio dos aproveitamentos hidráulicos fluviais, incluindo os aspectos relativos à concepção, benefícios sócio-económicos e condicionamentos ambientais e de segurança. Proporcionar formação para a concepção e projecto de estruturas e instalações hidráulicas relacionadas com aproveitamentos hidráulicos fluviais, tais como barragens e respectivos órgãos hidráulicos de segurança e exploração, condutas, canais, instalações hidroeléctricas e instalações de bombagem. Introdução aos equipamentos hidromecânicos mais utilizados nos aproveitamentos hidráulicos fluviais.

Programa

Aproveitamentos hidráulicos fluviais: conceitos gerais e finalidades. Barragens: principais tipos, condicionamentos e disposição geral. Dimensionamento hidráulico e implantação de órgãos hidráulicos de barragens (descarregadores de cheias, descargas de fundo e tomadas de água). Desvio provisório de cursos de água: dimensionamento hidráulico e interacção com as obras definitivas. Equipamento hidromecânicos mais frequentes em órgãos hidráulicos de barragens: conceitos gerais e aplicabilidade. Centrais hidroelétricas: conceitos fundamentais; principais componentes e obras; regimes de operação; selecção e posicionamento de turbinas. Análise de regimes transitórios em sistemas em pressão: princípios gerais e soluções de proteção.

Metodologia de avaliação

A avaliação compreende: -Exame final. -Dois trabalhos realizados em grupo, com dois ou três elementos por grupo. A classificação atenderá à qualidade do trabalho, à participação nas aulas práticas e à discussão final. Podem ser atribuídas diferentes classificações aos elementos de um grupo. -A nota final é obtida pela média da nota do exame com a média das notas nos trabalhos de grupo, devendo qualquer delas ser superior ou igual a 9,5 valores, numa classificação de 0 a 20 valores.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre