Disciplina Curricular

Hidráulica e Reabilitação Fluvial HRF

Mestrado Integrado em Engenharia Civil - MEC 2016

Contextos

Grupo: MEC 2016 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Hidráulica e Recursos Hídricos > Opções - Hidráulica e Recursos Hídricos

Período:

Peso

4.5 (para cálculo da média)

Objectivos

- Cálculo da erosão específica e da produção de sedimentos em bacias hidrográficas. - Dimensionamento de canais estáveis em leitos móveis. - Cálculo de curvas de vazão e do caudal sólido em canais de leito móvel. - Dimensionamento de canais em regime. - Planeamento e dimensionamento de intervenções em cursos de água em benefício da vida selvagem. - Cálculo de profundidades de erosão em apoios de pontes e dimensionamento de medidas de protecção.

Programa

Revisões de hidráulica - Complementos de hidráulica dos escoamentos em canais com leito fixo. - Análise dimensional. Mecânica do transporte sólido - Erosão hídrica superficial e produção de sedimentos. - Propriedades físicas dos sedimentos. - Início do transporte sólido por arrastamento. Dimensionamento de canais não erodíveis. - Configurações de fundo. - Resistência ao escoamento. - Capacidade de transporte sólido. Reabilitação fluvial - Canais em regime. - Reabilitação fluvial de rios de planície Erosões localizadas em encontros e pilares de pontes: previsão e mitigação.

Metodologia de avaliação

A avaliação contempla a realização de exame e de fichas de aplicações práticas a realizar ao longo do semestre. As fichas serão realizadas por grupos de 3 alunos. O exame e as fichas são classificados entre 0 e 20 valores. Os alunos podem fazer os dois exames, contando a melhor nota. A classificação final é a média ponderada da classificação do exame  peso 0,70  e da média das fichas  peso 0,30. As fichas poderão ser discutidas oralmente. A nota mínima no exame e na média das fichas é 9,50.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre