Disciplina Curricular

Espaços Construídos e Impactes Ambientais ECIA

Mestrado Integrado em Engenharia Civil - MEC 2016

Contextos

Grupo: MEC 2016 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Hidráulica e Recursos Hídricos > Opções - Hidráulica e Recursos Hídricos

Período:

Peso

4.5 (para cálculo da média)

Objectivos

O objetivo geral da disciplina é fornecer instrumentos aos discentes para compreensão da dimensão ambiental dos ambientes construídos, incluindo as formas de evitar ou minimizar os seus impactes e contribuir para a sua sustentabilidade.

Programa

1. A evolução da perspectiva e problemática ambiental nos espaços construídos: perda de biodiversidade, alterações climáticas, desertificação, qualidade do ar e da água. Pressão e impactes dos Espaços Construídos. Fluxos e balanços de materiais, energia, emissões e a "Pegada" ecológica das zonas construídas. 2. Introdução à Avaliação Ambiental Estratégica (AAE) de planos e programas e à Avaliação de Impactes Ambientais (AIA) de projetos. Abrangência, definição do âmbito, caracterização da situação ambiental, Métodos genéricos de identificação de efeitos ambientais e impactes e de medidas minimização, potenciação e compensação para as intervenções nos ambientes construídos. 3. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e Construção Sustentável. Agenda 21 Local e Agenda 21 da Construção Sustentável. Indicadores e critérios de sustentabilidade ambiental para o ambiente urbano. 4. Sustentabilidade dos edifícios, infraestruturas e zonas urbanas: Sistemas de avaliação e certificação de boas práticas ambientais (LEED, BREEAM e LiderA). 5. Sustentabilidade e seleção dos materiais: Avaliação do ciclo de vida e desenho para o ambiente. 6. Gestão Ambiental e da Sustentabilidade dos Processos em zonas construídas: Sistemas de gestão ambiental (ISO 14001 e afins). 7. Tendências e perspectivas da sustentabilidade.

Metodologia de avaliação

Realização de projeto em grupo, onde se desenvolve a identificação dos aspectos ambientais e procura de soluções ambientais que contribuam para a sustentabilidade do ambiente construído.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre