Disciplina Curricular

Instalações de Tratamento ITra

Mestrado Integrado em Engenharia Civil - MEC 2016

Contextos

Grupo: MEC 2016 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Hidráulica e Recursos Hídricos

Período:

Peso

4.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta disciplina tem características eminentemente práticas e aborda os conceitos relacionados com a engenharia de processo do tratamento de água para consumo humano do tratamento e destino final das águas residuais domésticas. Com o objectivo fundamental de proporcionar formação na concepção e dimensionamento de estações de tratamento de água (ETA) e estações de tratamento de águas residuais (ETAR) pretende, ainda, desenvolver capacidade de análise crítica e de interpretação dos resultados obtidos numa ETA e ETAR, após execução, na fase de exploração.

Programa

I INTRODUÇÃO II O CICLO DE UTILIZAÇÃO DA ÁGUA 1. Caracterização qualitativa da água 2. Indicadores de qualidade 3. Selecção das origens de água 4. Destino final da água utilizada III QUADRO LEGAL E INSTITUCIONAL IV OPERAÇÕES E PROCESSOS UNITÁRIOS 1. Precipitação química 2. Oxidação química 3. Coagulação 4. Sedimentação e flotação 5. Filtração em areia 6. Adsorção de compostos orgânicos 7. Desinfecção 8. Tecnologia de membranas V PROCESSOS BIOLÓGICOS UNITÁRIOS 1. Cinética do crescimento e oxidação biológicas 2. Reactores aeróbios de biomassa dispersa 3. Reactores aeróbios de biomassa fixa 4. Reactores anaeróbios VI. CONCEPÇÃO E DIMENSIONAMENTO DE ETA E ETAR 1. Definição das bases de dimensionamento de ETA e ETAR: Caudais. Caracterização qualitativa da água na origem. Objectivos de qualidade. Caracterização das águas residuais afluentes. Condições de descarga 2 Definição dos esquemas de tratamento 3 Critérios de projecto e dimensionamento do processo 4 Implantação e perfil hidráulico 5 Instrumentação, automação e controlo 6 Outras áreas: estruturas, arquitectura e electricidade VII EXECUÇÃO DOS EMPREENDIMENTOS. 1. Fases de estudos 2. Tipos de concursos 3. Assessoria técnica.

Metodologia de avaliação

A avaliação de conhecimentos baseia-se num trabalho prático que consiste no Projeto de uma ETA ou ETAR desenvolvido a nível de Estudo Prévio e num exame escrito. A classificação final é obtida por ponderação dos valores do trabalho prático (peso relativo de 45%), de um relatório da visita de estudo (peso relativo de 5%) e do exame final (peso relativo de 40% e nota mínima de 9,5 valores).

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre