Disciplina Curricular

Conforto Ambiental em Edifícios CAE

Mestrado Integrado em Engenharia Civil - MEC 2016

Contextos

Grupo: MEC 2016 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Construção > Opções - Construção

Período:

Peso

4.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Resultados da aprendizagem No final do curso, os alunos saberão: • aplicar e interpretar as normas e regulamentos em vigor no domínio do conforto térmico; • aplicar e interpretar as normas e regulamentos em vigor no domínio do conforto acústico; • aplicar e interpretar as normas e regulamentos em vigor no domínio da qualidade do ar interior; • elaborar projectos nos domínios do conforto térmico, conforto acústico e qualidade do ar interior.

Programa

Exigências de conforto térmico: Regulamentação e normas aplicáveis ao projecto de verificação térmica de edifícios; Requisitos mínimos de qualidade térmica dos edifícios; Limitação das necessidades nominais de energia útil - para aquecimento e arrefecimento do ambiente e produção de águas quentes sanitárias; Soluções construtivas adequadas às exigências regulamentares; Aplicação a caso de estudo. Exigências de conforto acústico: Regulamentação e normas aplicáveis ao projecto de verificação acústica de edifícios; Requisitos acústicos dos edifícios; Necessidades de isolamento sonoro; Controle do ruído produzido no interior dos edifícios; Soluções construtivas adequadas às exigências regulamentares; Aplicação a caso de estudo. Exigências de Qualidade do Ar Interior: Regulamentação e normas aplicáveis ao projecto de verificação da qualidade do ar interior; Poluentes do ar interior; Regras de ventilação para satisfação das exigências regulamentares. Aplicação a caso de estudo.

Metodologia de avaliação

Trabalho prático de grupo sobre o caso de estudo a realizar durante o semestre (100%). Discussão oral do trabalho no final do semestre.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre