Disciplina Curricular

Manutenção de Edifícios MEdi

Mestrado Integrado em Engenharia Civil - MEC 2016

Contextos

Grupo: MEC 2016 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Construção > Opções - Construção > Opção em Grupo

Período:

Peso

1.5 (para cálculo da média)

Objectivos

- Fornecer aos alunos os conhecimentos teóricos e práticos envolvidos na gestão integrada dos edifícios e na manutenção pró-activa durante o ciclo de vida dos edifícios. - Aplicar metodologia para a elaboração de planos / manuais de manutenção de edifícios e o desenvolvimento de sistema de gestão técnica da manutenção.

Programa

A gestão de edifícios (Facility Management; a gestão técnica integrada; sistemas de gestão técnica e de manutenção; tecnologia de informação aplicadas à manutenção). A manutenção pró-activa (princípios gerais e terminologia relevante; enquadramento legislativo, agentes e responsabilidade; o desempenho em serviço e o ciclo de vida dos edifícios). Estratégias de manutenção (formas de manutenção; a manutenção correctiva e pró-activa; avaliação da condição e critérios de prioridade; periodicidade das acções e recursos; ferramentas de implementação; custos globais e de manutenção). Planos e Manuais de manutenção (estrutura de um plano e manual de manutenção; elementos fonte de manutenção; ações e recursos envolvidos; custos de manutenção; cronograma das intervenções; cronograma financeiro). Casos de estudo (edifícios reabilitados; edifícios públicos; edifícios com valor patrimonial; outras construções / elementos construtivos).

Metodologia de avaliação

Aulas teóricas e práticas de apoio ao desenvolvimento do trabalho de grupo relacionado com a elaboração de um plano de manutenção. A avaliação é composta por entrega, apresentação e discussão de um trabalho de grupo. A aprovação está sujeita à obtenção da nota mínima de 9,5 valores. Exame para os alunos não avaliados por trabalho prático.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre