Disciplina Curricular

Materiais de Construção II MC-II

Mestrado Integrado em Engenharia Civil - MEC 2016

Contextos

Grupo: MEC 2016 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Construção

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Dotar os alunos de sólidos conhecimentos no domínio das argamassas e caldas de injecção e dos principais materiais estruturais, nomeadamente betão, aço e madeira, com especial ênfase na caracterização experimental, comportamento mecânico e os cuidados a ter na selecção e colocação destes materiais em obra. Esta disciplina tem também como objectivo tratar aspectos relacionados com a directiva dos produtos da construção, a sustentabilidade, reciclagem, segurança, higiene e saúde (SHS) na construção, durabilidade, bem como abordar os novos materiais na construção. Esta abordagem será fortemente apoiada no envolvimento dos alunos em trabalho experimental, no contacto com casos reais de obra e na análise da normalização em vigor.

Programa

Directiva dos produtos da construção. Marcação CE, sustentabilidade, reciclagem e aspectos relacionados com a SHS na construção. Betão. Estudo da composição e sua formulação pelo método das curvas de referência. Os agregados, as adições, os tipos de cimento e adjuvantes. Caracterização no estado fresco, endurecido, em laboratório e in situ. Comportamento mecânico e durabilidade. Betões "especiais": colorido, autocompactável, leve, elevado desempenho, de agregados reciclados, projectado, polimérico, reforçado com fibras. Produção, transporte, colocação e cura do betão. REBAP, EC2, EN206-1 e normas nela referidas, em particular ENV13670 e EN13791. Aços e alumínios. Aços para estruturas metálicas, betão armado e pré-esforço. Propriedades mecânicas e composição química. Tratamentos térmicos e mecânicos dos aços. Características e processos de soldadura. REAE, REBAP, EC2, EC3, NPEN10025+A1, EN10080, EN10138-1, Especificações LNEC. Principais ligas de alumínio para estruturas: características mecânicas e durabilidade. Madeira. Propriedades mecânicas e factores que a influenciam, resistência, deformabilidade, fluência, classes de resistência. Madeira lamelada colada. EN338, NPEN1194, EC5. Argamassas e caldas de injecção. Principais propriedades, composições, caracterização experimental e aplicações. Argamassas especiais. Adições: cinzas volantes, cinzas de casca de arroz, pó de tijolo e metacaulinos. Reologia das caldas.

Metodologia de avaliação

Exame Final (nota mínima 9,5/20). Os alunos que obtenham classificação final à disciplina superior a 16 valores terão de realizar uma prova oral. Caso o aluno não compareça à prova oral, a classificação final será de 16 valores.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre