Disciplina Curricular

Túneis Tun

Mestrado Integrado em Engenharia Civil - MEC 2016

Contextos

Grupo: MEC 2016 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Geotecnia > Opções - Geotecnia

Período:

Peso

4.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Dotar o aluno de conhecimentos ao nível do projecto, da construção e da observação de túneis, bem como de estruturas enterradas em geral. Complementar a formação básica no domínio da geotecnia e integrar conceitos apreendidos em outras disciplinas de ciências de engenharia, de forma aplicada à área do projecto de túneis.

Programa

Túneis e outras obras subterrâneas. Caracterização geotécnica de maciços terrosos e rochosos. Fenomenologia das estruturas subterrâneas. Importância do equilíbrio da frente. Técnicas construtivas. Métodos de dimensionamento: empíricos vs. métodos numéricos. Definição de suportes (primários e definitivos). Previsão e modelação do comportamento de estruturas de suporte e subterrâneas. Importância do faseamento construtivo. Metodologia de execução e concepção de túneis: mineiros (mecanizados e suporte diferido) e a céu aberto. Soluções de tratamento de terrenos aplicadas a túneis. Instrumentação, observação e aplicação do método observacional. Casos de obra.

Metodologia de avaliação

A avaliação é realizada por 1 trabalho de grupo (máximo de 2 alunos) e por um teste ou exame escrito. A classificação final NF = 0.5!NE+0.5!NT NE: nota da prova escrita NT: média das notas dos trabalhos Prova oral para alunos com nota superior a 16.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre