Disciplina Curricular

Conceitos de Segurança e Projecto Geotécnico CSPG

Mestrado Integrado em Engenharia Civil - MEC 2016

Contextos

Grupo: MEC 2016 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Geotecnia > Opções - Geotecnia

Período:

Peso

4.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Dotar os alunos com uma capacidade acrescida de análise dos Eurocódigos, únicas normas aplicáveis em Portugal na área geotécnica, percebendo os seus fundamentos e permitindo-lhes uma aplicação esclarecida e tomar decisões adequadas no dimensionamento de estruturas especiais ou nos casos complexos.

Programa

Bases do Projecto Geotécnico. Exigências e situações de projecto. Projeto geotécnico baseado em cálculos. Conceitos de estados limite último e de utilização e dos coeficientes parciais de segurança. Comparação com os estados de tensão e de deformação correntes. Valores representativos das variáveis de base. Modelos de ações. Avaliação dos parâmetros geotécnicos com base em ensaios in situ e de laboratório. Estimativa dos valores característicos das acções, da resistência e da rigidez das propriedades dos materiais. Calibração dos coeficientes parciais. Modelos de cálculo lineares versus não lineares. Utilização do método dos elementos finitos para o dimensionamento baseado nos estados limite. Interacção solo-estrutura, faseamento construtivo e aplicação dos coeficientes parciais. Verificação da segurança. Abordagens de cálculo. Dimensionamento com base em medidas prescritas. Método observacional.

Metodologia de avaliação

A avaliação é realizada por exame final escrito incidindo sobre toda a matéria e por trabalho(s) de índole prática. A componente prática das aulas consiste na resolução de problemas de aplicação.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre