Disciplina Curricular

Fundações Especiais FE

Mestrado Integrado em Engenharia Civil - MEC 2016

Contextos

Grupo: MEC 2016 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Geotecnia > Opções - Geotecnia

Período:

Peso

4.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Dar a conhecer aos alunos a tecnologia da construção de fundações especiais bem como os principais aspectos a ter em conta na concepção e verificação da segurança destas fundações. Complementar a formação básica no domínio das fundações e integrar conceitos apreendidos em outras disciplinas de ciências de engenharia e de geotecnia, de forma aplicada à área do projecto de fundações.

Programa

Caracterização Geotécnica: ensaios de campo e de laboratório aplicados à engenharia de fundações; principais aspectos a ter em conta nas campanhas de prospecção que acompanham as diferentes fases do projecto. Tecnologia das Fundações: fundações directas, ensoleiramento reforçado com estacas, microestacas, estacas de grande diâmetro, estacas de deslocamento. Principais vantagens e limitações de cada tipo de fundação; análise económica das soluções. Tecnologia do Tratamento e Reforço do Terreno de Fundação: consolidação forçada com pré-carga, geodrenos, colunas de areia, cal, brita ou solo-cimento, injecções, jet-grouting. Principais vantagens e limitações de cada tipo de solução; análise económica das soluções. Dimensionamento: principais aspectos a ter em conta na concepção e verificação da segurança de fundações e de soluções de tratamento e reforço do terreno de fundação. Cálculo e pormenorização das soluções. Normas e manuais sobre o dimensionamento de fundações. Exemplos de projecto.

Metodologia de avaliação

A avaliação é realizada por 2 trabalhos de grupo (máximo de 2 alunos) e por um teste ou exame escrito. A classificação final NF = 0.5×NE+0.5×NT NE: nota da prova escrita NT: média das notas dos trabalhos Prova oral para alunos com nota superior a 16.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre