Disciplina Curricular

Obras de Aterro OAte

Mestrado Integrado em Engenharia Civil - MEC 2016

Contextos

Grupo: MEC 2016 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Geotecnia

Período:

Peso

4.5 (para cálculo da média)

Objectivos

Capacitar o aluno para o projecto e acompanhamento de obras de aterro construídas com materiais convencionais e não convencionais

Programa

Caracterização mecânica e hidráulica de materiais de aterro tradicionais: solos e enrocamentos. Selecção de materiais. Estudos de sítio, fundações e prospecção. Técnicas de construção. Compactação. Tratamento de solos. Referência a barragens de terra e de enrocamento. Sistemas de impermeabilização e de drenagem no aterro, em barragens e na sua fundação. Filtros e drenos. Plano de observação e instrumentação. Geossintéticos e sua utilização em aterros. Caracterização mecânica e hidráulica de materiais de aterro não tradicionais. Aterros de materiais não tradicionais. Referência a aterros de resíduos sólidos urbanos.

Metodologia de avaliação

A avaliação é realizada por exame final escrito incidindo sobre toda a matéria com um peso de 40% e por trabalho(s) de índole prática (concepção e pré-dimensionamento de casos simples) realizados em grupo e com um peso de 60%. A componente prática das aulas consiste na resolução de problemas de aplicação.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre