Disciplina Curricular

Planeamento e Gestão da Mobilidade Urbana PGMU

Mestrado Integrado em Engenharia Civil - MEC 2016

Contextos

Grupo: MEC 2016 > 2º Ciclo > Áreas de Especialização > Urbanismo, Transportes e Sistemas

Período:

Peso

4.5 (para cálculo da média)

Objectivos

A partir da consciencialização sobre as evoluções rápidas que vêm ocorrendo no modo de vida urbano, pretende-se dotar os alunos de conhecimentos sobre os factores dominantes dos requisitos da mobilidade urbana e da acessibilidade, sobre as soluções técnicas existentes para os atender, sobre as competências para compreender os mecanismos de decisão dos cidadãos e as soluções organizadas pelo lado da oferta, bem como sobre as formas de abordar problemas concretos e configurar instrumentos de intervenção para o planeamento e gestão da mobilidade.

Programa

1. Complexidade e elementos do sistema da mobilidade urbana 2. Características da mobilidade urbana e principais factores da procura. 3. Contributos dos vários modos face aos múltiplos objectivos e restrições sociais, em particular a sustentabilidade do ambiente urbano. Características técnicas e funcionais dos vários modos (privados e públicos; motorizados e não motorizados) 4. Principais custos na produção e modelos organizativos nos Transporte Públicos 5. Intermodalidade e interfaces. Inserção da rede multimodal no espaço urbano 6. A infraestrutura urbana e os aspectos normativos e práticos que a condicionam. 7. Desenho e funcionalidade da infraestrutura urbana. Vias de comunicação rodoviárias e ferroviárias (comboio e metro convencional, eléctricos) 8. Definição geométrica das infraestruturas. A interface zona de peões - zona de viaturas. Passadeiras e passagens desniveladas. Ciclovias. 9. Segurança nas redes urbanas (pedonal, rodoviárias e ferroviária ligeira) 10. Soluções técnicas e organizacionais emergentes. Situações de utilização preferencial de cada modo ou combinação de modos 11. O papel das autoridades. Formas de contratação dos serviços 12. Factores de qualidade e modelos para a sua monitorização. Sistemas de informação para gestão 13. Os Sistemas Inteligentes de Transportes como instrumentos de maior eficiência e qualidade. Frentes de desenvolvimento e modelos de negócio associados 14. O papel dos sistemas de preços na Mobilidade Urbana e as soluções existentes e emergentes. Financiamento das redes de transportes públicos e do sistema de mobilidade urbana em geral. Possíveis fontes e justificação para o seu envolvimento. 15. Organização, desenho institucional e gestão do sistema de mobilidade e acessibilidade urbana

Metodologia de avaliação

A avaliação da disciplina será efectuada de 2 modos complementares: Exame escrito - vale 12/20 valores. O anúncio é feito oportunamente pela Comissão Pedagógica do IST. Englobará uma componente teórica e outra prática, feitas em separado, e cada uma valendo 10 valores. Não há nota mínima em cada parte. Trabalho prático - vale 8/20 valores. Corresponde ao estudo de duas vias rodoviárias urbanas (passeios, vias de circulação, passadeiras, estacionamento, drenagem, serviços afectados. O enunciado é dado no inicio do semestre pelo Professor responsável. A data de entrega do trabalho prático é impreterivelmente até à primeira da ta de exame. O trabalho é individual e obrigatório.

Disciplinas Execução

2019/2020 - 1º Semestre

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre