Disciplina Curricular

Sistemas de Saúde SSau

Mestrado Bolonha em Engenharia Biomédica - MEBiom 2021

Contextos

Grupo: MEBiom 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Frequência de UC básica em Economia e Gestão e da UC Medição de Valor em Saúde

Objectivos

A unidade curricular de Sistemas de Saúde pretende introduzir os alunos a um conjunto de conceitos e instrumentos relevantes para o desenho e melhoria de sistemas e serviços de saúde. Mais especificamente, a unidade pretende: • potenciar o entendimento dos alunos sobre o sector da saúde e sobre os mercados da saúde, nomeadamente familiarizando-os com o contexto e desafios dos sistemas de saúde europeus e português; • familiarizar os alunos com conceitos e métodos de avaliação de tecnologias de saúde; • familiarizar os alunos com métodos quantitativos (e respetivas tecnologias) para apoiar a tomada de decisão em contexto clínico e de gestão de sistemas de saúde; • fomentar nos alunos a capacidade de seleccionar diferentes métodos e tecnologias para diferentes problemáticas de decisão clínica e de decisão em saúde; • dar a conhecer aos alunos exemplos reais do uso de métodos quantitativos na gestão clínica e em saúde, com uma perspetiva crítica.

Programa

I. Conceitos chave em sistemas de saúde Valores e objetivos de política no sector da saúde. Características dos mercados em saúde. Falhas de mercado e princípios para a intervenção governamental. Abordagens para a organização do sector da saúde. Estratégias de contenção de custos e de financiamento. Sistemas de informação na base da gestão macro de sistemas de saúde. II. Avaliação de tecnologias de saúde Difusão de tecnologias no sector da saúde. Princípios teóricos de avaliação de tecnologias. Metodologias para avaliação. Avaliação e regulação de diferentes tipos de tecnologias. III. Métodos quantitativos para apoiar a decisão clínica e a gestão em saúde Portefólio de técnicas e modelos para: gestão de dados em saúde; previsão da procura de cuidados; afetação de recursos em saúde com programação matemática; medição da produtividade em saúde; gestão de projetos; apoio à decisão clínica e à gestão; reengenharia de processos; escalonamento e planeamento de recursos em saúde.

Metodologia de avaliação

A avaliação é feita através de dois trabalhos de grupo, de dois trabalhos individuais, e de um exame individual. Nos dois trabalhos de grupo os alunos farão um trabalho num tópico com referência ao sistema de saúde português (preparando um relatório e fazendo uma apresentação em aula), e construirão modelos para apoiar a gestão clínica e em saúde num conjunto de problemas (com implementação de modelos e em software adequado). Nos dois trabalhos individuais os alunos efetuarão pequenos ensaios críticos e/ou participação em jogos de simulação relacionados com desafios de sistemas de saúde. Os alunos serão adicionalmente avaliados num exame. Componentes de avaliação: • Trabalho de grupo 1: 25% • Trabalho de grupo 2: 15% • Ensaio 1: 7,5% • Ensaio ou jogo 2: 7,5% • Exame: 45%

Componente de Competências Transversais

A UC permite desenvolver Competências Transversais em vários dos grupos definidos no Relatório da Comissão para as Competências Transversais principalmente no contexto dos trabalhos desenvolvidos nesta UC e que valem 55% da nota final. Destacam-se as componentes de "Pensamento Crítico e Inovador” (de pensamento estratégico sobre problemas e desafios de sistemas de saúde, de abordagens à resolução de problemas), de “Competências Interpessoais” (com trabalho de grupo e apresentações orais de projeto), de “Cidadania” (pelo compreensão sobre os objetivos sociais e em saúde e sobre desafios éticos em saúde), e sobre “Literacia da informação” no sector da saúde, com perspetiva crítica e com o desenvolvimento de projetos que requerem pesquisas bibliográficas.

Componente Laboratorial

Ao longo da unidade os alunos terão alguns laboratórios em que: - explorarão e discutirão criticamente a informação disponível sobre sistemas de saúde em bases de dados internacionais disponíveis via web (incluindo OECD, WHO, EOHCS, EUROSTAT); - usarão o excel para: gestão e manipulação básica de dados, para implementar modelos de previsão de cuidados, para implementar modelos de programação matemática para afetação de recursos, e para implementar modelos de medição da produtividade em saúde. Os alunos implementarão alguns modelos no segundo trabalho de grupo.

Componente de Programação e Computação

Os alunos terão uma componente de tutoriais/laboratórios que envolve a manipulação básica de bases de dados, a implementação de modelos de previsão de procura de cuidados, Implementarão modelos de programação matemática para afetação de recursos, e modelos para a medição de produtividade. 20% da avaliação envolverá trabalho aplicado com esta componente.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1º semestre

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º Semestre