Disciplina Curricular
Neuroimagiologia Neur
Mestrado Bolonha em Engenharia Biomédica - MEBiom 2021
Contextos
Grupo: MEBiom 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Área de Especialização > Imagiologia, Biossinais e Instrumentação Biomédica > Opções
Período:
Peso
6.0 (para cálculo da média)
Pré-requisitos
Imagiologia médica (preferencialmente).
Objectivos
O objectivo da disciplina é dar formação teórica e prática sobre as principais técnicas de neuroimagiologia, incluindo os princípios básicos, métodos e aplicações ao estudo da estrutura e função cerebrais. Foca em particular as técnicas de imagem por ressonância magnética (MRI) e electroencefalografia (EEG) no cérebro humano. A disciplina adopta uma abordagem multi-disciplinar, assumindo conhecimentos básicos de física, engenharia e biologia, e introduzindo conceitos fundamentais de neurociências. É organizada numa série de aulas teóricas e laboratoriais, e envolve a execução de um projecto. Os alunos com bom aproveitamento deverão ficar familiarizados com: 1) os princípios básicos das principais técnicas de neuroimagiologia; 2) os métodos de aquisição e análise de imagens cerebrais de MRI e EEG; e 3) as principais aplicações das várias técnicas de neuroimagiologia a diferentes problemas de neurociências básicas e clínicas.
Programa
1. Introdução; 1.1. Perspectiva histórica; 1.2. Princípios gerais de neurofisiologia; 1.3. Principais técnias de neuroimagiologia. 2. EEG; 2.1. Princípios e fontes neuronais; 2.2. Aquisição de sinal, instrumentação e artefactos; 2.3. Actividade espontânea; 2.4. Ritmos cerebrias; 2.5. Potenciais evocados; 2.6. Análise em tempo-frequência; 2.7. Reconstrução de fontes; 2.8. Análise de componentes independentes; 2.9. Conectividade funcional 2. MRI estrutural; 2.1. Contrastes básicos; 2.3. Técnicas de anulamento de tecidos; 2.3. Angiografia; 2.4. Imagem ponderada em difusão: aquisição e análise; 2.5. Segmentação e registo de imagem 4. MRI funcional; 4.1. Contraste BOLD ; 4.2. Resposta hemodinâmica; 4.3. Aquisição; 4.4. fMRI com estímulo/tarefa; 4.5. fMRI de repouso; 4.6. Pré-processamento de dados; 4.7; Análise estatística: modelo geral linear e análise de componentes independentes 5. Outras modalidades; 5.1. Imagem de perfusão; 5.2. EEG-fMRI; 5.3. Imagem óptica; 5.4. SPECT e PET.
Metodologia de avaliação
Exame (50%), Projecto (50%)
Componente de Competências Transversais
A UC permite desenvolver Competências Transversais em vários dos grupos definidos no Relatório Comissão para as Competências Transversais principalmente no contexto do projecto desenvolvido nesta UC que vale 50% da nota final da disciplina. Destaca-se a as componente "Pensamento Crítico e Inovador (Estratégias de Resolução de Problemas), designadamente nas suas componentes "pensamento crítico", "criatividade" e "estratégias de resolução de problemas", Competências Interpessoais (trabalho de grupo/equipa e apresentação oral do projecto), Competências Intrapessoais (autonomia na realização dos projectos que promove a autodisciplina e preserveranca essenciais ao cumprimento dos prazos e obtenção de resultados) e finalmente a componente Literacia da informação e dos media que é potenciada pelo trabalho de pesquisa bibliográfica necessário à realização dos trabalhos propriamente ditos e dos relatórios correspondentes.
Componente Laboratorial
A componente laboratorial é constituida por oito sessões laboratoriais de 2.0 horas cada em semanas pré-definidas. Haverá ainda duas sessões adicionais de 2.5 horas cada no hospital (Departamento de Imagiologia)
Componente de Programação e Computação
Esta UC tem uma componente relevante em computação e programação principalmente na parte laboratorial e de projecto (50%).
Princípios Éticos
Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.