Disciplina Curricular

Ciência dos Biomateriais CB

Mestrado Bolonha em Engenharia Biomédica - MEBiom 2021

Contextos

Grupo: MEBiom 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Sem pré-requisitos

Objectivos

A unidade curricular inclui uma discussão sobre a necessidade clínica de biomateriais, os conceitos relevantes da biologia e ciência dos materiais, ampla cobertura dos biomateriais clínicos e experimentais existentes e os princípios fundamentais da biocompatibilidade. A unidade curricular faz uso extensivo de estudo de casos originários de uma vasta gama de disciplinas clínicas cuja discussão é apoiada pela teoria com o objectivo de que os alunos adquiram um conhecimento prático dos fenomenos e mecanismos de actuação dos Biomateriais. Deste modo, os alunos serão capazes de selecionar de modo justificado os Biomateriais para uma dada aplicação num dispositivo biomédico.

Programa

A necessidade clínica de biomateriais. Conceitos básicos de ciência de materiais. Propriedades mecânicas e funcionais dos materiais. Materiais biológicos. Questões de biocompatibilidade de biomateriais. Materiais para dispositivos médicos implantáveis e órgãos artificiais. Materiais em medicina regenerativa e engenharia de tecidos . Materiais na entrega da drogas e genes. Materiais em imagiologia e sistemas de diagnóstico. Revisão de biomateriais contemporâneos e futuros. Introdução à infra-estrutura da indústria de biomateriais.

Metodologia de avaliação

Exame (50%) + Fichas de avaliação durante as aulas (40%) + Miniprojeto (10%)

Componente de Competências Transversais

A UC permite desenvolver Competências Transversais nos vários dos grupos definidos no Relatório da Comissão para as Competências Transversais. principalmente no contexto do miniprojeto. Esta UC tem também os seguintes objectivos gerais: - desenvolver o estudo e pesquisa individuais para a resolução de problemas quantitativos e conceptuais; - desenvolver a capacidade de síntese, preparação, apresentação, e discussão pública de comunicações; - desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo para resolver um problema complexo de modo eficaz.

Componente Laboratorial

Esta UC envolve visitas de estudo a companhias que operam na área dos biomateriais, assim como visitas a laboratórios no Técnico e FMUL. Em ambos os casos, serão feitas demonstrações da preparação e operação de dispositivos biomédicos baseados em biomateriais.

Componente de Programação e Computação

-

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2025/2026 - 2º Semestre

2024/2025 - 2º semestre

2023/2024 - 2º semestre

2022/2023 - 2º semestre

2021/2022 - 2º Semestre