Disciplina Curricular

Engenharia de Tecidos ETeci

Mestrado Bolonha em Engenharia Biomédica - MEBiom 2021

Contextos

Grupo: MEBiom 2021 > 2º Ciclo > Área Principal > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Pré-requisitos

Anatomia e Histologia Engenharia Celular

Objectivos

Proporcionar a aprendizagem do conceito de Engenharia de Tecidos (ET) e seus componentes principais (células/biomateriais/fatores de sinalização bioquímicos e físicos) e demonstrar como esta área está a ser utilizada no desenvolvimento de novas estratégias terapêuticas que envolvem a criação e/ou regeneração de tecidos para substituir os originais não funcionais ou danificados. Os objetivos seguintes deverão ser alcançados: 1. Conhecimento dos principais mecanismos de reparação e regeneração de tecidos no organismo vertebrado; 2. Aquisição dos conceitos de biomateriais utilizados em ET, incluindo o seu processamento e caracterização; 3. Descrever os diferentes tipos de células utilizados em estratégias de ET, nomeadamente células estaminais; 4. Identificar as estratégias principais utilizadas em ET e Terapia Génica e Celular; e 5. Capacidade para uma compreensão e avaliação crítica da literatura e da investigação científica e desenvolvimentos na área da ET e Medicina Regenerativa.

Programa

1.Organização e função dos tecidos (epitélio, conjuntivo, muscular e nervoso). 2.Dinâmica de tecidos: sinalização química, elétrica e mecânica. Stress celular, respostas inflamatórias e morte celular. 3.Integração de células em tecidos. Interação célula-célula, célula-matriz e comunicação celular. Função e composição da matriz extracelular. 4.Biomateriais em ET: processamento e caracterização. Descelularização de tecidos. Interação biomaterial-célula. 5.Fontes de células para ET. Células estaminais: pluripotentes (embrionárias e pluripotentes induzidas) e multipotentes (hematopoiéticas, neurais, entre outras). 6.Terapia Celular: o transplante de medula óssea como caso de estudo.Terapia Génica. 8.Modulação do comportamento celular através da libertação controlada de fatores bioativos, genes e/ou células em ET e Medicina Regenerativa. 9.Biorreactores para ET. 10.Casos de estudo em ET – pele, cardiovascular, neural e osso. Segurança, preservação e regulamentação de produtos de ET.

Metodologia de avaliação

Exame (50%) + Mini-Projecto Conceptual de Engenharia de Tecidos realizado em grupo (40%) + Trabalho Laboratorial (10%)

Componente de Competências Transversais

A UC permite desenvolver competências transversais dos grupos Pensamento Crítico e Inovador (criatividade - no âmbito do mini-projecto); Competências Interpessoais (competências de comunicação oral, organizacionais e de trabalho em equipa - no âmbito do mini-projecto e do trabalho laboratorial); Cidadania Global (Ética e Deontologia profissional, tolerância e compreensão intercultural - no âmbito do mini-projecto) e Literacia da informação e dos media (capacidade para localizar e aceder a informação, bem como para analisar e avaliar os conteúdos dos media - no âmbito do mini-projecto). A percentagem de avaliação associada a estas competências deverá ser da ordem dos 20%.

Componente Laboratorial

Os alunos deverão redigir um protocolo de um trabalho de laboratório que irá incidir sobre cultura in vitro de tecidos.

Componente de Programação e Computação

A UC requer a realização de cálculos simples no âmbito do trabalho laboratorial.

Princípios Éticos

Todos os membros de um grupo são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em qualquer avaliação, todo aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. Numa avaliação oral, todo aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação.

Disciplinas Execução

2023/2024 - 1º semestre

2022/2023 - 1º semestre

2021/2022 - 1º Semestre