Dissertação

Combining workflow modelling with scenario planning tools: Process improvement in a Clinical Analysis Laboratory EVALUATED

Os laboratórios privados de análises clínicas operam num mercado altamente competitivo e complexo, e são pressionados para se manterem eficientes e melhorarem a qualidade dos serviços. Este contexto dinâmico tem sido acompanhado por mudanças externas, como a atual pandemia, que tornam ainda mais importante a tomada de decisões informadas com base em evidência e ajudadas por sólidas metodologias de apoio à decisão. Esta tese desenvolveu uma metodologia para apoiar os gestores deste laboratório a analisar estratégias de melhoria do core lab sob incerteza. Com base numa abordagem sociotécnica inovadora, combinando simulação discreta de eventos com planeamento de cenários, é desenvolvido um modelo de simulação que reflete o contexto atual do core lab, calibrado com dados de produção e validado. Através de workshops com a participação de profissionais do laboratório são identificados fatores externos relevantes e construídos cenários futuros plausíveis, com possível impacto na produção de análises clínicas no core lab. Os profissionais selecionam os cenários mais relevantes para análise, eliciam parâmetros para correr o modelo de simulação para esses cenários e, com base nos resultados, analisam-se alterações à gestão do laboratório. Um dos cenários selecionados é uma aproximação ao Business As Usual, outro prevê alterações contratuais no setor da saúde, e o outro uma reforma no setor. A análise de resultados revela que para os dois primeiros cenários seria necessário aumentar a capacidade do sistema de produção, e para o último, o período de funcionamento do laboratório poderia ser reduzido e os resultados das análises clínicas comunicados antecipadamente.
Melhoria de Processos, Laboratório de Análises Clínicas, Modelo de Apoio à Decisão, Simulação Discreta de Eventos, Planeamento de Cenários, Incerteza.

Janeiro 25, 2021, 15:30

Documentos da dissertação ainda não disponíveis publicamente

Orientação

ORIENTADOR

Filipa Matos Baptista

Enterprise Services Manager, Siemens Healthineers

Doutora

ORIENTADOR

Mónica Duarte Correia de Oliveira

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado