Dissertação

Bone remodelling analysis of the tibia after a total knee arthroplasty EVALUATED

A artroplastia total do joelho é um procedimento cirúrgico que constitui uma das principais soluções para a osteoartrite. É um procedimento bastante comum, com uma taxa de sucesso elevada, especialmente durante os primeiros anos após a cirurgia. A principal preocupação relativamente a esta cirurgia é o loosening dos componentes, que pode ocorrer devido à perda óssea na zona proximal da tíbia. Os componentes tibiais da prótese costumam incluir o prato metálico, o polietileno tibial e a haste standard. Outros componentes podem também ser usados, nomeadamente hastes longas ou uma sleeve. O objetivo deste estudo foi analisar o processo de remodelação óssea depois de uma artroplastia total do joelho, usando seis configurações de implantes diferentes, que incluem três tamanhos de hastes diferentes, com ou sem a presença da sleeve. Um modelo tridimensional da tíbia foi obtido a partir de imagens de uma TAC e os componentes das próteses foram modulados no Solidworks. Os casos de carga incluíram as forças de reação da articulação e as forças musculares, em seis instantes do ciclo de marcha. Os resultados obtidos depois das simulações de remodelação óssea foram analisados e as distribuições de densidades foram comparadas. Os resultados mostraram que as distribuições da tíbia implantada estão dependentes da geometria da prótese usada. Os modelos com a haste standard obtiveram valores baixos de variação da massa óssea, enquanto que as hastes longas levaram à formação óssea na diáfise e perda significativa nas zonas proximais da tíbia. A presença da sleeve aumentou os valores de reabsorção óssea.
Articulação do joelho, artroplastia total do joelho, método dos elementos finitos, stress shielding, remodelação óssea.

novembro 23, 2017, 10:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

João Orlando Marques Gameiro Folgado

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado

ORIENTADOR

Paulo Rui Alves Fernandes

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado