Dissertação

An integrated approach for Long-Term Care planning: Dealing with the multiplicity of decision makers’ views, objectives and preferences EVALUATED

No contexto de uma população cada vez mais envelhecida e crescente incidência de doenças crónicas, o planeamento adequado de Cuidados Continuados Integrados (CCI) constitui uma das principais preocupações nos países europeus. Este planeamento tem de ter em consideração a multiplicidade de objetivos a atingir, tal como a diversidade de stakeholders envolvidos, que possuem diferentes, e possivelmente conflituosas, perspetivas. Contudo, a investigação em torno de tal problemática é pouco significativa, especialmente no setor dos CCI. Esta dissertação propõe uma nova metodologia de forma a explorar a diversidade de perspetivas entre os stakeholders envolvidos no planeamento de CCI, relativamente aos objetivos que eles consideram relevantes de atingir, tal como o seu impacto na toma de decisões. O método proposto integra um Método de Delphi, para recolher informação relativa aos objetivos considerados relevantes entre os participantes selecionados, e também a importância que conferem a tais objetivos. De forma a cumprir este ultimo requisito, o Delphi tem de integrar uma metodologia MACBETH, de forma a determinar as importâncias relativas atribuídas aos objetivos do planeamento, sob a forma de pesos numéricos. Posteriormente, a informação obtida é introduzida num Modelo de Programação Matemática, com o intuito de explorar o impacto das diferentes perspetivas de planeamento na tomada de decisões no setor dos CCI. A metodologia proposta foi aplicada num caso de estudo na região de Lisboa e Vale do Tejo, de forma a contribuir para uma melhor compreensão do contexto do planeamento e, consequentemente, uma melhor e mais adequada prestação de CCI aos utentes portugueses.
Cuidados Continuados Integrados, Planeamento na Saúde, Método de Delphi, Metodologia MACBETH, Modelos de Programação Matemática.

Novembro 15, 2016, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Cristina Maria Pires Ribeiro Gomes

Ministério da Saúde

Especialista

ORIENTADOR

Teresa Sofia Sardinha Cardoso de Gomes Grilo

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Prof Auxiliar Convidado