Dissertação

Computational Simulation of Buses Accidents with Biomechanical Models, Injury Analysis and Seat Belt Role EVALUATED

Os acidentes envolvendo veículos pesados de passageiros (autocarros) são raros em Portugal. Contudo, por vezes, causam um número muito elevado de vítimas. Neste trabalho são estudados dois acidentes deste tipo (ocorridos em 2007 e 2013), onde 28 pessoas morreram no total e em ambos os autocarros capotaram. A determinação das condições em que os ocupantes viajavam, nomeadamente se utilizavam sistemas de retenção é relevante por implicações legais, um complemento para a reconstituição do acidente e, por outro lado, importante para a prevenção de lesões. Apresenta-se uma metodologia para a investigação e reconstituição de acidentes com autocarros incluindo a análise das lesões dos ocupantes, utilizando o software PC-CrashTM. Esta análise baseia-se numa correlação entre resultados das simulações computacionais e as lesões descritas em autópsias médico-legais, usando critérios de lesão (como Abbreviated Injury Score ou Injury Severity Scale). Concluiu-se que a diversidade de movimentos dos passageiros durante as simulações causa inúmeras lesões ou nenhumas; e dos modelos sem cinto de segurança resultam as taxas de mortalidade mais elevadas. Foi realizada uma análise estatística utilizando uma regressão logística multinominal, no software IBM® SPSS® Statistics 20. Concluiu-se que para a maior chance de não utilizar o cinto de segurança destacam-se os condutores: de autocarros; os dados como vítimas fatais, ou feridos graves; que conduziam ilegalmente; do género masculino e com mais de 75 anos. Fez-se um inquérito a 54 utilizadores de autocarros de viagens de longa distância: 35% não utiliza o cinto de segurança e 68% classificou a utilização do mesmo como muito importante.
Reconstituição de Acidentes de Autocarro, Biomecânica de Impacto, Critérios de Lesão, Cinto de segurança, Modelo Regressão Multinominal

Dezembro 12, 2014, 9:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Jorge Manuel Matias da Costa Santos

Instituto Nacional de Medicina Legal, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Professor Associado Convidado

ORIENTADOR

João Manuel Pereira Dias

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar