Dissertação

Simulation and Assessment of a Forecasting Model for Operating Room Management: The case of Hospital da Luz Lisboa EVALUATED

A incerteza inerente à previsão da duração da cirurgia é das questões mais desafiantes na gestão do bloco operatório. Uma vez que o bloco operatório tem uma forte contribuição nos custos e receitas de um hospital, formular previsões precisas é uma prioridade para aumentar a eficiência. Dados anonimizados entre Janeiro de 2016 e Agosto de 2019 revelaram cirurgias realizadas no Hospital da Luz Lisboa com desvios significativos entre a duração prevista pelo cirurgião e a duração real. Com o objetivo de estabelecer previsões mais precisas, a Luz Saúde desenvolveu um modelo para prever a duração da cirurgia. Este trabalho surge numa fase de análise de uma possível implementação do modelo. O objetivo foi perceber o risco (i.e., o ganho e o custo) que a implementação do modelo teria na prática clínica do dia-a-dia. Foi desenvolvida uma avaliação da qualidade das previsões efetuadas pelo modelo num novo conjunto de dados nunca antes visto pelo modelo e foi realizada uma análise comparativa entre o erro do modelo e do atual método utilizado para prever a duração da cirurgia (as previsões do cirurgião). Este trabalho também inclui o treino de uma ferramenta de algoritmos genéticos para automatizar o desenho dos horários das cirurgias eletivas e avaliar o impacto da aplicação do modelo na otimização da taxa de ocupação do bloco. Concluindo, os resultados mostram que adotar o modelo da Luz Saúde em conjunto com a ferramenta de algoritmos genéticos é uma aposta inovadora e prática para a planificação do bloco operatório.
Otimização do Bloco Operatório, Previsão da Duração da Cirurgia, Agendamento de Cirurgias, Aprendizagem de Máquina

novembro 23, 2021, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ana Isabel Caeiro Bento de Ávila Loureiro

Luz Saúde – Serviços, A.C.E.

Especialista

ORIENTADOR

Claudia Martins Antunes

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Associado