Dissertação

Injuries Analysis and Computational Simulation of Two Wheelers Accidents Using Human Body Biomechanical Models EVALUATED

O objetivo fundamental deste trabalho é a validação de critérios para avaliar a gravidade de lesões sofridas por ocupantes de veículos de duas rodas, vítimas de acidentes de viação. Para este fim é utilizada a comparação da gravidade de lesões prevista pelos critérios, e as lesões reais, constantes nos relatórios clínicos e/ou médico-legais disponíveis na base de dados do INMLCF (Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses). A metodologia utilizada engloba critérios de lesão para cada segmento corporal. São considerados cabeça, pescoço, tórax, abdómen, pélvis, membros inferiores e membros superiores. São utilizados vinte casos de estudo e para cada um é validada uma simulação do acidente recorrendo a um modelo multicorpo, sendo as lesões para cada segmento corporal classificadas de acordo com a tabela AIS (Abbreviated Injury Scale), excepto para os membros superiores onde se utiliza apenas a ocorrência ou não de fraturas, baseada no respetivo fator de risco. Utilizando os dados dos relatórios clínicos e/ou médico-legais, os resultados das lesões são comparados a um nível global, i.e, a probabilidade de morte, utilizando o ISS (Injury Severity Score), e para cada parte do corpo, utilizando o AIS. A metodologia utilizada revela-se adequada para fornecer uma estimativa quer para o risco de vida, quer para as lesões localizadas em vítimas de acidentes com veículos de duas rodas. Num processo inverso, são incluídos dois exemplos demonstrativos que estes modelos podem ser aplicados para otimizar a simulação do acidente, utilizado a localização e a gravidade das lesões das vítimas.
Veículos de Duas Rodas, Reconstituição de Acidentes, Gravidade de Lesões, Biomecânica do Impacto, Multicorpo

dezembro 6, 2013, 17:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Jorge Manuel Matias da Costa Santos

Instituto Nacional de Medicina Legal, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Doutor

ORIENTADOR

João Manuel Pereira Dias

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar