Dissertação

Risk factors for pedestrian injuries in Portugal EVALUATED

Para se conhecerem as circunstâncias, as causas dos atropelamentos e a sua influência nas lesões sofridas pelos peões, foram analisados, recorrendo a um modelo de Regressão Logística Multinomial, todos os acidentes com vítimas constantes da base de dados da ANSR (Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária) ocorridos no período de 2010-2011 e dos quais resultaram 216 vítimas mortais, 975 feridos graves e 10175 feridos leves, num total de 11366 acidentes com vítimas. Foi realizada uma análise de um conjunto de 100 acidentes, ocorridos entre período de 2009-2011, com base nos dados do INMLCF (Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses), na tentativa de identificar factores influenciadores de determinados tipos de lesões e gravidade das mesmas por grupo etário. Deste conjunto de análises foram identificados alguns fatores de risco nos atropelamentos, tais como a idade e género do condutor, localização do atropelamento, condições de luminosidade e idade e género dos peões, apresentando um conjunto de medidas para a redução da sinistralidade, destacando a necessidade de campanhas de alerta e políticas focadas em grupos específicos de peões. Adicionalmente, foi criado, em Microsoft Access, uma base de dados seguindo o modelo de recolha da ANSR e relatório-tipo de uma autópsia do INMLCF. Apresentou-se a reconstituição computacional de um caso real de atropelamento, com o intuito de demonstrar a variedade de parâmetros que influenciam este tipo de trabalho de investigação de acidentes rodoviários, determinando a influência da dinâmica do acidente nas lesões resultantes dos peões e verificando a importância da Biomecânica na simulação computacional.
Peões, Regressão Logística Multinomial, Biomecânica do impacto, Base de dados, Reconstituição de acidentes.

Dezembro 13, 2012, 18:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

CO-ORIENTADOR

Jorge Costa Santos

FMUL-INML

Professor Auxiliar Convidado

ORIENTADOR

João Manuel Pereira Dias

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Auxiliar