Dissertação

Direct bacterial cell detection in a microfluidic chip EVALUATED

A captura e deteção direta de bacterias é uma das grandes metas em meios terapêuticos. Uma das razões que levam à procura deste tipo de estratégias é o aumento acelerado da incidência na temática Resistência a antibióticos, devido ao descontrolo na prescrição e ao incorreto uso dos mesmos. Os métodos de diagnóstico convencionais são considerados dispendiosos em termos de tempo e custo, sendo que na maioria dos casos, são baseados em cultura de células ou na amplificação do seu material genético. Na microfluídica, há a oportunidade de miniaturizar e replicar processos biológicos, prometendo o desenvolvimento de sistemas low-cost, com elevada sensibilidade, facilidade de transporte e rápidos na aquisição de resultados. No desenvolvimento deste projecto, há a tentativa de criação de um chip baseado em microfluídica, que consiga capturar e detetar diretamente células bacterianas de Staphylococcus aureus, usando um sistema baseado em beads porosas. Micro-canais de PDMS foram a base do sistema microfluídico, fabricados usando técnicas de soft-litografia e selados contra uma membrana do mesmo material. Aptameros foram adquiridos para formarem uma sandwich de captura e deteção, onde se recorreu a uma biotina para imobilizar e um fluoróforo para se poder detetar. Diferentes tipos de beads foram testadas e uma selecionada para testar a capacidade de ligação dos aptameros. Pigmentos distintos foram usados para avaliar se a viabilidade celular teria sido comprometida de alguma forma. Um estudo final foi realizado para avaliar a sensibilidade que as beads no canal teriam para capturar fisicamente as células.
Sistema microfluídico, Beads, Staphyloccus aureus, aptameros, deteção, captura.

dezembro 6, 2019, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Ricardo Jaime Pereira Rosário dos Santos

Instituto Superior Técnico

Doutor

ORIENTADOR

João Pedro Estrela Rodrigues Conde

Departamento de Bioengenharia (DBE)

Professor Catedrático