Dissertação

Developing scenario approaches to enhance the planning of health human resources with mathematical programming models EVALUATED

Mesmo num mundo cada vez mais tecnológico, os recursos humanos para a saúde (HHR) são o bem mais importante de qualquer sistema de saúde. A existência de um equilíbrio entre a oferta e procura de HHR deve ser uma prioridade para o planeamento em saúde. Modelos de programação matemática são muitas vezes usados no planeamento de HHR, mesmo sendo extremamente sensíveis a alterações nos inputs. A presente dissertação propõe uma nova metodologia para construir cenários e melhorar o planeamento de HHR através de modelos de otimização por duas vias: (1) obriga os peritos a explicitar as suas suposições sobre o futuro e (2) contribui para a análise da incerteza do modelo, aumentando a robustez da tomada de decisão. O processo de construção de cenários inclui principalmente as seguintes fases: recolha de drivers através de uma plataforma online; construção de mapas cognitivos para agrupar estes fatores em variáveis-chave; uso de análise morfológica para criar os cenários; workshop com peritos para quantificar os inputs do modelo. A metodologia foi projetada para fornecer inputs a um modelo desenvolvido pelo projeto HHRPLAN, que tem como objetivo planear as vagas a abrir/fechar para o Mestrado Integrado em Medicina e para as especialidades médicas nos próximos 30 anos. Esta aplicação resultou em quatro cenários: “Um Sistema Doente”, “Um País Saudável”, “População Um Tecnologia Zero” e “Nova Tecnologia Encontra Hábitos Antigos”. O modelo será testado para estes cenários e os seus resultados serão discutidos para permitir um melhor planeamento de HHR em Portugal.
Prospetiva, Métodos de Cenários, Recursos Humanos em Saúde, Modelação da Incerteza, Modelos de Programação Matemática

Novembro 15, 2017, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

António Manuel Alvarenga Rodrigues

ALVA Consulting

Doutor

ORIENTADOR

Mónica Duarte Correia de Oliveira

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Professor Associado