Dissertação

Influence of the characteristics of the implant on the stress distribution of the humerus after a shoulder resurfacing arthroplasty EVALUATED

A artroplastia parcial do ombro (APO) tem ganho popularidade como uma alternativa à cirurgia de artroplastia do ombro convencional devido às suas vantagens, tais como, elevada preservação de osso e facilidade de cirurgia de revisão. Contudo, a inserção de uma prótese afeta a natural distribuição de tensões no osso sendo provável que ocorra remodelação óssea adversa. O objetivo deste trabalho é compreender a influência das características da prótese nos padrões de distribuição de tensões e deformações no úmero após uma artroplastia parcial do ombro. Para compreender esse facto, foram modeladas cinco próteses: um modelo standard, atualmente em utilização, dois modelos com a haste mais larga e mais fina, e dois modelos com a haste mais longa e curta. A inserção desses modelos foi simulada em cinco indivíduos. Foram desenvolvidos modelos de elementos finitos para analisar a distribuição de cargas no osso considerando as forças musculares e reações articulares para uma posição de abdução e flexão do membro superior. Os diferentes modelos foram analisados relativamente às tensões de Von Mises e à energia de deformação. Os resultados foram consistentes com a literatura, i.e, ocorre fenómeno de blindagem de tensões e deformações, aquando de uma cirurgia de APO. Os resultados indicaram que a prótese com a haste mais fina minimiza a diferença entre os padrões de distribuição de tensões e deformações do osso intacto e do osso implantado. Contudo, este estudo foca-se unicamente na blindagem de tensões e outros fatores relevantes, tais como a estabilidade mecânica, deverão ser abordados em estudos futuros.
Articulação do ombro, Artroplastia parcial do ombro, blindagem de tensões, blindagem de deformações, análise de elementos finitos.

Setembro 11, 2017, 14:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Carlos Miguel Fernandes Quental

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Prof Auxiliar Convidado

ORIENTADOR

João Orlando Marques Gameiro Folgado

Departamento de Engenharia Mecânica (DEM)

Professor Associado