Dissertação
Neural response effects of oxytocin and vasopressin on human learning for social cooperation EVALUATED
Contexto:Oxitocina (OT) e vasopressina (AVP) são neurotransmissores considerados essenciais em interações sociais, interagindo com regiões cerebrais do sistema dopaminérgico, responsável pela aprendizagem por reforço (RL). Objetivo:Investigar o papel de OT e AVP na RL social e as correlações neuronais deste, em diferentes contextos sociais, avaliando o efeito do sexo do participante. Métodos:Participantes (148 homens; 144 mulheres) receberam aleatoriamente OT, AVP ou placebo (PB) intranasais, e executaram o jogo do dilema do prisioneiro. Os dados comportamentais foram modelados usando RL, os parâmetros do modelo analisados, e os erros de previsão de recompensa (RPE) foram correlacionados com ativações no cérebro inteiro e em regiões de interesse. Resultados:OT aumentou o parâmetro αC (taxa de aprendizagem) em mulheres em jogos com parceiro humano, relativamente a parceiros computacionais. Globalmente, OT promoveu um aumento do parâmetro Q0 (propensão inicial) em jogos com humanos comparativamente ao computador. AVP aumentou o Q0 em homens quando jogaram com humanos comparando com OT, e com o computador comparando com PB. Tanto a amígdala como o núcleo caudado revelaram maior correlação RPE-ativação cerebral feminina sob OT, em jogos com computador relativamente a humanos. Apenas na amígdala, AVP aumentou esta correlação em homens em jogos com humanos, comparando com o computador. Conclusões:OT pode promover uma propensão antissocial no início de interações de dilema social, aumentando comportamentos impulsivos femininos após cooperação. Contrariamente, AVP pode promover uma propensão social masculina. Adicionalmente, OT pode aumentar a aprendizagem social feminina em contextos não sociais. AVP pode aumentar a aprendizagem social masculina em contextos sociais.
novembro 19, 2021, 11:0
Publicação
Obra sujeita a Direitos de Autor
Orientação
ORIENTADOR
Manuel Fernando Cabido Peres Lopes
Departamento de Engenharia Informática (DEI)
Professor Associado