Dissertação

Augmenting Dummies for Training Central Venous Catheterization EVALUATED

A simulação médica baseada em realidade aumentada (RA) é uma ferramenta promissora para melhorar o treino médico, particularmente para intervenções que envolvem a inserção de agulhas. No entanto, a investigação em novas soluções para o treino da cateterização venosa central (CVC) é limitada. O objetivo deste trabalho é comparar a aplicação de RA desenvolvida com o método convencional para treino de CVC, que recorre a manequins do torso superior e pescoço. O sistema proposto (designado PIÑATA) foi implementado usando marcadores de RA colocados na agulha e no manequim para projetar estruturas anatómicas internas e informação adicional relativamente à posição e orientação da agulha. Sessões de observação e desenho colaborativo foram conduzidas para recolher os requisitos, obter feedback dos utilizadores e melhorar o protótipo. Um total de 18 utilizadores - médicos especialistas e internos - executaram inserções de agulha para CVC com o sistema PIÑATA e o sistema de treino convencional. O desempenho foi medido objetivamente pelo tempo de execução da tarefa e o número de erros cometido. Uma correlação entre os tempos de execução dos dois métodos foi encontrada, sugerindo eficiências e eficácias semelhantes. Tal como esperado, demonstrou-se a diferença no tempo para completar a tarefa (p = 0.040) e no número de erros (p = 0.036) entre internos e especialistas. Além disso, os participantes consideraram o sistema PIÑATA realista, com conteúdo adequado, útil e com um nível de exigência médio. Os resultados deste trabalho mostram que a ferramenta de RA proposta pode complementar o treino convencional de CVC.
Treino médico, realidade aumentada, cateterização venosa central, inserção de agulhas, avaliação profissional.

novembro 18, 2019, 11:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Cátia Isabel Andrade Botelho Costa

Hospital da Luz Learning Health

Especialista

ORIENTADOR

Daniel Simões Lopes

Departamento de Engenharia Informática (DEI)

Professor Auxiliar