Dissertação

Functional connectivity during spontaneous migraine attacks compared to pain-free periods: a resting-state fMRI study EVALUATED

Motivação: A enxaqueca consiste numa das patologias neurológicas mais debilitantes e frequentes a nível global. Uma crise de enxaqueca é caracterizada por cefaleia intensa, acompanhada por outros sintomas sensoriais e cognitivos. Objetivo: Investigação dos mecanismos da enxaqueca através da análise da conectividade funcional cerebral durante a crise em comparação com períodos sem dor. Métodos: Onze mulheres com enxaqueca episódica foram submetidas a duas sessões de ressonância magnética funcional em repouso, uma durante uma crise (período ictal) e outra entre crises (período interictal). As imagens foram submetidas a uma análise de componentes independentes, sendo cada componente associado a uma rede neuronal de repouso. Para cada rede foram investigadas diferenças entre os períodos ictal e interictal em termos de conectividade com outras estruturas, assim como a conectividade intrínseca, a qual foi posteriormente correlacionada com características clínicas das participantes. Complementarmente, foi realizada uma análise de conectividade baseada na correlação com seeds na ínsula, tálamo e tronco encefálico. Resultados: Dois componentes revelaram uma conectividade intrínseca diminuida durante a dor, um incluindo regiões do cortex sensorimotor e da insula e outro representando uma rede frontoparietal. Ambos mostraram uma correlação negativa entre a conectividade média e diferentes características clínicas. Finalmente, foi possível identificar diversas estruturas corticais com conectividade alterada com as seeds durante a crise. Conclusão: No presente estudo foram identificadas diferentes regiões cerebrais com conectividade ictal alterada. Estas estão envolvidas em variadas funções, corroborando assim a visão da enxaqueca como muito mais do que uma simples dor de cabeça.
Enxaqueca episódica, ressonância magnética funcional, conectividade funcional, redes neuronais de repouso, análise de componentes independentes, análise de correlação com uma seed.

Novembro 18, 2019, 17:0

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Patrícia Margarida Piedade Figueiredo

Departamento de Bioengenharia (DBE)

Professor Auxiliar

ORIENTADOR

Raquel Santos Gil Gouveia

Hospital da Luz

Doutora