Dissertação

LTCPlanner: A Decision Support System to aid the management and planning of networks of Long-Term Care Services EVALUATED

Projeções recentes mostram que a população Europeia está a envelhecer, que há aumento da prevalência de doenças crónicas levando a um incremento na procura de Cuidados Continuados (CC). No entanto, a oferta disponível de CC é escassa na maioria destes países. Neste sentido, o planeamento adequado dos recursos existentes no setor dos CC é uma prioridade na Europa, como em Portugal. Este planeamento requer o desenvolvimento de sistemas de apoio à decisão que auxiliem os responsáveis pela organização de redes de CC. Têm sido desenvolvidos modelos de programação matemáticos para auxiliar nessas tarefas, mas os seus formatos e interfaces não são apropriadas para apoiar os decisores. Neste estudo é apresentado um sistema de apoio à decisão – LTCPlanner – para apoiar os responsáveis pela gestão e política de saúde no planeamento de redes de CC. A ferramenta integra modelos de programação matemática existentes com interfaces de fácil utilização permitindo a utilização destes modelos por decisores reais no setor da saúde, sem a necessidade de conhecimento específico sobre os mesmos. Funcionalidades da ferramenta incluem auxiliar na: i) introdução dos dados necessários para correr o modelo ii) definição do espaço de objetivos, podendo incluir um ou múltiplos objetivos; iii) definição do espaço de constrangimentos; iv) análise das configurações da rede de CC obtidas aquando da valorização de diferentes objetivos; v) Analisar os resultados através de ferramentas de mapeamento da web, gráficos e um relatório. A ferramenta é aplicada no sector dos CC em Portugal na região da Grande Lisboa sob diferentes contextos.
Cuidados médicos, Cuidados Continuados, Modelos de Programação Matemática, Sistemas de apoio à decisão, Planeamento da Rede.

Novembro 25, 2015, 14:30

Publicação

Obra sujeita a Direitos de Autor

Orientação

ORIENTADOR

Cristina Maria Pires Ribeiro Gomes

Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa

Doutora

ORIENTADOR

Teresa Sofia Sardinha Cardoso de Gomes Grilo

Departamento de Engenharia e Gestão (DEG)

Prof Auxiliar Convidado