Disciplina Curricular

Neuroengenharia Neuro

Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica - MEBiom 2006

Contextos

Grupo: MEBiom 2006 > 2º Ciclo > Perfis > Imagiologia, Biossinais e Instrumentação Biomédica > Opções > Opção Restrita

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

O objetivo principal é fornecer conhecimentos fundamentais e abrangentes acerca das áreas mais importantes da Neuroengenharia, incluindo os desafios existentes e os principais conceitos e técnicas que podem ser usadas para os resolver. A disciplina consiste numa série de módulos que abordam temas específicos, cada um organizado por um especialista na área. Os alunos que concluam a disciplina com sucesso devem: 1) ter conhecimentos básicos sobre a organização, estrutura, função e patologia dos sistemas neuronais; 2) ter um conhecimento geral sobre os princípios, metodologias e aplicações das principais técnicas de engenharia usadas para estudar e interagir com os sistemas neuronais, com o objectivo de os monitorizar, diagnosticar, modular, reparar, melhorar ou fazer interagir com máquinas; e 3) ser capaz de avaliar criticamente os diferentes problemas e técnicas em Neuroengenharia.

Programa

1 Desafios atuais para neuroengenharia 2 Conceitos básicos de neurociências a. sistemas neurais e comportamento b. células e circuitos cerebrais c. comunicação neural, plasticidade e degeneração d. função e disfunção cognitiva 3 Neurociência computacional a. codificação neural e redes neurais b. neurociência cognitiva computacional 4 Neuroimagem a. EEG e MEG b. MRI estrutural e funcional c. PET d. NIRS 5 Monitorização e diagnóstico neuronal a. inferência estatística e métodos de classificação com base em modelo b. avaliação de emoção e identificação humana c. estudos longitudinais 6 Interfaces neuronais a. fundamentos de BCIs: neurofisiologia, aquisição e processamento de sinais b. interfaces de EEG diretas, VEP, P300 e ERD / ERS c. imagética motora e reabilitação d. aplicações 7 Modulação neuronal a. neurofeedback usando EEG e NIRS. b. estimulação neuronal: DBS, TDCS, TMS c. estimulação neuronal imersiva d. aplicações 8 Microsistemas e nanotecnologia para neuroengenharia a. engenharia de nanopartículas b. microsistemas para neurociências em chip 9 Engenharia de tecidos neuronais a. estratégias biomoleculares para a regeneração neural b. estratégias celulares para a regeneração neural e modelação de doença c. estratégias acelulares baseadas em biomateriais para a regeneração neural d. estratégias avançadas de engenharia de tecidos 10 Robótica cognitiva a. coordenação sensório-motora b. comunicação não verbal c. ferramentas para a reabilitação 11 Redes complexas cerebrais a. Teoria e conceitos básicos de redes complexas b. Propriedades, representação, processamento e análise de grandes redes c. Aplicações a redes cerebrais

Metodologia de avaliação

- Exame (70%): duas datas durante o período de exames, cobrindo todos os tópicos dos módulos. - Apresentação pelos estudantes (30%): duas sessões durante a última semana do semestre, de um artigo ou ensaio sobre um dos tópicos do curso.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre