Disciplina Curricular

Sinais e Sistemas em Bioengenharia SSB

Mestrado Integrado em Engenharia Biomédica - MEBiom 2006

Contextos

Grupo: MEBiom 2006 > 2º Ciclo > Tronco Comum

Período:

Peso

6.0 (para cálculo da média)

Objectivos

Esta disciplina pretende complementar a teoria matemática básica de Sinais e Sistemas e fornecer os conceitos fundamentais da teoria da realimentação e do Controlo, na perspectiva da Bioengenharia. A disciplina está focada nos aspectos práticos relacionados com implementação e utilização dos conceitos fundamentais da teoria de Sinais e Sistemas mas também serão abordados tópicos avançados como sejam espaços vectoriais de sinais, análise tempo-frequência, estruturas canónicas de filtros digitais e teoria da realimentação e do Controlo. Neste ultimo tópico serão analisadas as estruturas canónicas de realimentação e algumas técnicas de análise e compensação de estabilidade.

Programa

1.Fundamentos de Sinais e Sistemas a.Sinais analógicos e discretos b.Sistemas c.Sensores biomedicos tipicos 2.Espaços de Sinais a.Espaços métricos b.Função norma e produto interno c.Representação e manipulação de sinais continuous de dimensão finita d.Interpolação 3.Transforms a.Transformada Z b.Transformada de Fourier de sinais discretos c.Propriedades da Transformada de Fourier d.Transformada discreta e rápida de Fourier, DFT and FFT e.Transformada de Fourier de curta duração (STFT) f.Filtragem de sequências longas. Overlapp add and save. 4.Amostragem a.Amostragem continua e discreta b.Sobreposição de espectros (Aliasing) c.Amostragem de sinais passa banda. d.Topologias canónicas de distemas de conversão e digitalização, ADC and DAC. Filtros anti-aliasing e de reconstrução. 5.Sistemas a.Lineares e Invariantes no Tempo (SLTI) b.Teorema da convoluãoe sinais próprios dos SLITs c.FIR e IIR sistemas/filtros d.Magnitue e fase da resposta. Diagrama de Bode e.Topologias canónicas de filtros digitais 6.Sinais aleatórios a.Sinais discretos aleatórios b.Média e correlação c.Resposta de SLITS a sinais aleatórios 7.Realimentação e Controlo a.Siistemas Lineares com realimentação. b.Efeitos da realimentação. Estabilidade. c.Análise através do diagram de localização das raizes (Root Locus analysis) d.Diagrama de Bode e critério de estabilidade de Nyquist e.Margens de ganho e de fase

Metodologia de avaliação

A avaliação é constituída por duas componentes: Testes/Exames (70%) e Laboratórios (30%). A nota mínima é de 9.5 Val nas duas componentes de avaliação.

Disciplinas Execução

2018/2019 - 1ºSemestre

2017/2018 - 1ºSemestre

2016/2017 - 1ºSemestre

2015/2016 - 1º Semestre

2014/2015 - 1º Semestre

2013/2014 - 1 Semestre